Secretaria de Saúde de Guarapuava realiza o lançamento da vacinação no ano de 2023

15/02/2023

Cerca de 80 profissionais de saúde participaram da reunião que teve como principal objetivo explicar para os servidores as novas diretrizes para o ano.

Na tarde desta quarta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS) realizou o lançamento da vacinação no ano de 2023. A reunião ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e contou com a presença dos coordenadores e técnicos vacinadores das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).

Cerca de 80 profissionais de saúde participaram do encontro, que teve como principal objetivo explicar para os servidores as novas diretrizes para 2023 e como eles devem proceder nos atendimentos de vacinação nas suas respectivas unidades.

Aqui estamos conversando com os profissionais para darmos início a vacinação no ano de 2023. Nesse ano, vamos dar uma ênfase maior nas coberturas vacinais para atingirmos nossas metas de imunizar todas as crianças e adultos de Guarapuava“, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.

As vacinas da Covid-19 foram destaque na explanação feita pela enfermeira. O objetivo é melhorar o conhecimento dos servidores sobre cada uma das vacinas e sobre o cronograma vacinal de todos os grupos de pessoas, fazendo com que Guarapuava atinja a meta de cem por cento de pessoas imunizadas contra o vírus.

“A expectativa para esse ano é de muito trabalho. O nosso desafio não é de maneira nenhuma pequeno, mas dessa vez, a gente conta com o apoio do Governo Federal e do Governo Estadual para que possamos alcançar todos os objetivos. A gente vai depender de toda a rede da Secretaria de Saúde e outras pastas dentro da prefeitura. Mas, eu acredito que com o trabalho e o empenho de todos, nós podemos alcançar o objetivo de todas as coberturas vacinais”, ressaltou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Hiagor Silva.

Além dos coordenadores das UBS’s e dos técnicos de vacinação, profissionais dos departamentos de Atenção à Saúde, de Atenção Básica e do setor de PNI (Programa Nacional de Imunizações) da Vigilância em Saúde também estiveram presentes na reunião.