Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Primeiro Seminário Materno-Infantil 

01/08/2023

O evento conta com a presença de acadêmicos e profissionais da área da saúde do município. 

 

Nesta terça-feira (1) e quarta-feira (2), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o Primeiro Seminário Materno-Infantil. O evento é realizado em parceria entre o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e o Centro Universitário Uniguairacá. O seminário tem o objetivo de promover maior conhecimento e debater temáticas da área, além de fortalecer o sistema de saúde materna e infantil do município. 

 

“É uma satisfação enorme estar presente neste Primeiro Seminário Materno-Infantil de Guarapuava. Principalmente por ver que além dos servidores municipais, estão presentes e enxergam a importância deste tema, diversos profissionais e acadêmicos da área, que atuam em outras instituições. Isto demonstra que estamos empenhados em garantir e promover uma saúde cada vez melhor para a nossa população”, destacou a secretária de saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni. 

 

“Foi escolhida a primeira semana de agosto para a realização do seminário, pois é também, desde 1992, a semana mundial de aleitamento materno. Por isso, a realização desta ação consegue gerar uma maior sensibilização e discussão acerca do assunto”,contou a chefe da Divisão de Educação Permanente, aluna de mestrado em promoção em saúde da Uniguairacá e idealizadora do evento, Nadianne Thais Gabardo Xavier Negrão. 

 

“Essa interlocução entre o poder público, o ensino superior e a pesquisa, é extremamente importante, pois é a partir de ações como esta, que conseguimos avançar cada vez mais na promoção e na manutenção dos serviços prestados a esse público. Sabemos que a maternidade é composta por nichos, realidades e vivências diferentes. Temos que nos preocupar com todas estas questões e diferenças culturais, sociais, e compreender que é por meio da pesquisa que conseguimos enxergar perspectivas e caminhos diferentes para o fortalecimento das políticas públicas”, completou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran

 

Representando a Uniguairacá, a vice-reitora e pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Kelly Cristina Nogueira Soares, ressaltou a importância de a instituição fazer parte de ações como esta e de poder ofertar um curso voltado para este tema. “Temos muito orgulho de poder fazer parte deste evento e ofertar o mestrado profissional interdisciplinar que tem como linha de pesquisa, ciência, tecnologia, inovação e saúde. Podermos estar aqui presente hoje com um produto desenvolvido por nossa aluna é uma grande satisfação”, argumentou Kelly. 

 

Ainda presente durante o evento de abertura e representando a Unicentro, a vice-diretora do setor de ciências da saúde da Unicentro, neste ato representando a reitoria, Daiana Novello. “Em nome da nossa instituição, parabenizo pela realização deste evento e reafirmo a grande relevância deste tema. Afinal, a nutrição começa no ventre da mãe. Por isso, a alimentação e a nutrição dessa mulher genuína antes e após e parto, é fundamental para o desenvolvimento da criança que está em transformação. Assim, é imprescindível que esse tema seja abordado por diferentes setores da sociedade. E esse evento demonstra isso. Parabéns pela organização e iniciativa de todos os envolvidos neste trabalho, especialmente por tratar de um tema tão relevante para a população de Guarapuava”, detalhou Daiana. 

 

O evento tem duração de dois dias consecutivos e a programação do seminário conta com palestra, oficinas e minicursos, além da participação de especialistas da saúde.

 

Como primeira palestrante do dia, a médica pediatra Alana Beatriz Coelho Basílio, abordou o tema “Cuidado com o bebê prematuro na atenção básica”. 

 

Cuidar do bebê prematuro e de sua família no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), atribui grande responsabilidade e desafios ao sistema e aos profissionais de saúde que nela atuam. Frente às inúmeras demandas de atenção e cuidado, torna-se primordial a articulação em rede para o cuidado integral do prematuro e de sua família, compreendendo que a criança é um ser em desenvolvimento com suas particularidades, e que a família necessita de apoio. A criança prematura, sobretudo, a egressa da Unidade de Terapia Neonatal (UTIN), transita pelos três níveis de atenção em saúde, partindo e retornando continuamente da APS para a atenção terciária e secundária, e vice-versa. Por isso, se faz extremamente necessário que, os profissionais que atuam nessas unidades, estejam preparados para os cuidados com estes pacientes”, explicou a pediatra. 

 

Como segunda palestra da manhã, a médica ginecologista e obstetra, Cristina Lopes Ribeiro, trouxe como tema falou sobre “O papel da ESF no atendimento pré-natal”. 

 

“A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem o dever de propiciar assistência pré-natal de qualidade. E o vínculo estabelecido entre os profissionais com as gestantes é imprescindível para a adesão ao Programa de Assistência Pré-Natal. A equipe que atende essa mulher precisa estar preparada para os procedimentos”, finalizou a especialista.

 

O seminário conta com a presença de acadêmicos e profissionais da área da saúde do município. O primeiro dia do evento, nesta segunda-feira, foi no Teatro Municipal Marina Karam Primak. Já no dia 2 de agosto, serão realizados minicursos e oficinas no período da tarde no Centro Universitário UniGuairacá.

 

Para conferir mais fotos do evento CLIQUE AQUI.