Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Plantão de Vacinação

24/11/2022

Para atualizar a caderneta vacinal, as pessoas devem se dirigir ao CISGAP, rua Presidente Getúlio Vargas, 1523, centro da cidade, das 8h às 17h.

 

Com o intuito de atualizar as cadernetas de vacinação da população, nos próximos sábados, dias 26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio do Setor de Epidemiologia, atenderá à população para aplicação das doses de todas as vacinas disponíveis no calendário vacinal, com exceção da BCG.

 

As pessoas devem se dirigir à sala de vacina no CISGAP, rua Presidente Getúlio Vargas, 1523, centro da cidade, das 8h às 17h.

 

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, é de extrema importância que as pessoas atualizem a caderneta de vacinação, pois só assim, pode haver o controle das doenças no município. Ela reitera também, que com o aumento nos casos de COVID-19, é preciso que os cuidados sejam redobrados, uma vez que a pandemia não acabou.

 

“Manter a caderneta vacinal atualizada é muito importante para a população, não somente nos casos de combate ao Coronavírus (que tem aumentado), mas das outras doenças também. Por isso, estamos abrindo este plantão nos sábados, para aquelas pessoas que não podem comparecer para tomar as doses durante a semana. Estão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal, menos a BCG. Quanto às vacinas da COVID-19, lembro que aplicamos no SISGAP, algumas doses da Coronavac, Astrazeneca e Jansen, além das doses da Pfizer adulto, infantil e Baby. Reforço que as vacinas da Coronavac e da Pfizer Baby, estão disponíveis somente no CISGAP, mesmo durante a semana, pois devido à disponibilidade de poucas doses, precisamos otimizar os frascos abertos para evitar perdas”, pontua Marlene, que reitera ainda, sobre a importância de atualização de vacinas contra doenças como hepatite, tétano, sarampo, febre amarela, HPV, pneumonia e meningite, de acordo com a faixa etária correspondente.

 

Para receber as vacinas, é necessário comparecer ao posto com o CPF, documento com foto, cartão do SUS e, principalmente, de posse da carteira de vacinação.

 

“Se você tiver dúvidas se precisa ou não tomar alguma vacina, pode ir até o CISGAP com sua carteira de vacinação que a equipe fará a conferência e direciona corretamente para a atualização das doses. Por isso, nos próximos sábados, convidamos toda a população do município, independente do bairro de residência, para que compareçam e atualizem o calendário vacinal e, desta forma, garantam uma vida saudável”, conclui Marlene.