Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava informa que o SAE estará fechado nos dias 31 de maio e 01 de junho 

30/05/2023

A medida ocorre devido a capacitação da equipe no Projeto PROADI-SUS. O atendimento será retomado na sexta-feira (02). 

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, entre os dias 31 de maio e 01 de junho, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Guarapuava estará fechado devido à capacitação da equipe. O atendimento será retomado na sexta-feira (02). 

 

Para quem precisar dos serviços do SAE nestes dias, pode procurar alguma das Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma das unidades de urgência e emergência do município (Batel, Primavera ou Trianon).

 

PROADI- SUS 

 

Criado em 2009, o PROADI-SUS consiste em uma parceria entre o Ministério da Saúde e instituições de excelência em saúde, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que disponibiliza recursos humanos, técnicos e financeiros para auxiliar no desenvolvimento de projetos voltados à melhoria do SUS.

 

Por meio do PROADI-SUS, instituições de saúde de referência no País colaboram com o desenvolvimento de projetos estratégicos para o SUS, auxiliando na elaboração de políticas públicas, na formação de recursos humanos e na transferência de tecnologia e conhecimento. Além disso, o programa também estimula a cooperação técnica entre instituições de saúde, promovendo a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais do setor.

 

O SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado- Centro de Testagem e Aconselhamento) de Guarapuava foram selecionados para participar do projeto “Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis”. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto visa reestruturar a carteira de serviços preconizada pelo Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DVIAHV/MS), fortalecer o papel do CTA na Rede de Atenção em Saúde e integrar as ações de assistência e vigilância.

 

O objetivo do projeto é melhorar e ampliar as atividades do CTA, como explica a enfermeira do SAE Guarapuava, Ângela Maria de Camargo.

 

“Este projeto é muito importante, porque vamos ser orientados, capacitados e trabalhar com o que há de mais moderno na área de DST e HIV. Será um grande aprendizado para nós, e, com certeza, trará muitos benefícios para a população atendida por nossa Unidade”, destacou.