Notícias

Secretaria de Saúde aplica testes em casos monitorados da Covid-19 nesta quinta (28)

28/05/2020

Para ampliar as medidas municipais de enfrentamento à Covid-19 e pensar em estratégias locais de ação, conseguir mensurar o número de infectados pelo novo coronavírus em Guarapuava é fundamental. Por isso, nesta quinta-feira (28), equipes da Secretaria de Saúde estão em tendas no pátio do Ginásio Joaquim Prestes aplicando testes rápidos em pacientes monitorados com suspeita da doença.

 

“Estamos aplicando testes PCR em 15 pacientes que fizeram contato prévio pela nossa rede de call center. Vamos avaliar aqueles que apresentam sintomas do 3º  ao 5º dia. O teste é feito com sistema volante, ou seja, pacientes são testados dentro de seus veículos, por profissionais da rede que estão capacitados para o enfrentamento do vírus. Esta é uma ação contínua, já que o método do Estado agora é segmentar os grupos que serão testados, ampliando a testagem da doença”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Além dos testes desta quinta, desde o início da semana também são aplicados testes rápidos da Covid-19 em todos os pacientes que apresentam síndrome gripal e procuram atendimento nas UBS do município. “Para a coleta da amostra nas UBS, utilizamos o método swab, (introdução de um cotonete no nariz e na boca). No período de quatro a sete dias após a coleta, já temos o diagnóstico das pessoas infectadas, e assim, poderemos atuar no tratamento, garantindo o isolamento  social para evitar a transmissão comunitária”, acrescentou Chayane.

 

Vale ressaltar que, diariamente, a Prefeitura de Guarapuava divulga por meio de seus canais oficiais, o boletim com os números da Covid-19 na cidade. Na última quarta-feira (27), o boletim apresentava 465 casos descartados, ou seja, de pessoas que já fizeram exames no Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e tiveram o resultado negativo; 612 casos liberados do isolamento domiciliar; 144 casos monitorados em isolamento domiciliar; 25 em investigação e 29 casos confirmados, sendo destes 12 recuperados, 14 em isolamento domiciliar e 3 internados.