Notícias

Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados de prevenção ao Coronavírus

29/01/2020

Casos suspeitos de Coronavírus registrados em Curitiba alertam para os cuidados de prevenção fundamentais à população paranaense. Nesta manhã (29), em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Gebrim Preto, afirmou que dois casos suspeitos já foram descartados e o terceiro ainda está em observação. Mesmo sem nenhuma suspeita na região central do Estado, a Secretaria de Saúde alerta para os cuidados que a população deve tomar. Conforme a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade,

 

O Coronavírus é um subtipo de vírus respiratório, ou seja, ele é transmitido por vias aéreas. Os cuidados são os mesmos para evitar meningite, H1N1 ou até mesmo a gripe comum.  O Coronavírus inicia como um quadro gripal, por isso, nesse momento é indicado evitar o contato com pessoas que estejam com doenças respiratórias ou com quadro de infecções respiratórias. Além disso, evitar aglomerações de público também é recomendável. São os mesmos cuidados que foram tomados durante o surto de H1N1.

 

 

O vírus 2019-nCoV pode demorar de dois a sete dias para se manifestar mas, em alguns casos, a incubação pode durar até 14 dias após a exposição. Por isso, até o momento, só estão sendo considerados casos suspeitos os de pessoas que tenham voltado de viagem da China (única área de transmissão local até agora) nos últimos 14 dias ou tido contato com pessoas que tenham vindo deste país, e apresentado algum dos sintomas.

 

Abaixo, confira algumas recomendações da SESA para prevenção e controle:

 

    1. Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
    2. Higiene das mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
    3. Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
    4. Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).