Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres entrega certificados dos cursos do Programa “Potencial Feminino”, eixo itinerante

08/02/2023

Durante a entrega dos certificados, às alunas e alunos dos quatro cursos oferecidos pela SPPM foram homenageados com uma apresentação feita pelo Coral Municipal.

Na noite de terça-feira (07), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) realizou a primeira cerimônia de entrega dos certificados para alunos que concluíram cursos profissionalizantes do programa “Potencial Feminino”, desta vez, no eixo itinerante. O evento foi na Fundação Cultural Suábio Brasileira, no distrito de Entre Rios. O programa é fruto das demandas de profissionalização para o mercado de trabalho no município.

Aproximadamente 80 alunas e alunos concluíram, no mês de dezembro de 2022, os cursos de confeitaria; panificação básica; elaboração de salgados; corte e costura industrial, e, noções de mecânica de motocicletas. Durante a entrega dos certificados dos quatro cursos oferecidos pela SPPM, as homenageadas assistiram a uma apresentação feita pelo Coral Municipal.

“Eu digo sempre, que para mim, enquanto gestor do município, é motivo de muita satisfação e realização, ver as pessoas se sobressaindo por meio do estudo. A formatura deste grupo hoje, representa uma vitória, uma conquista que as pessoas vão levar para a vida toda. Todos os dias, eu reforço aqui, meu compromisso com a educação. É pela educação que todos os outros caminhos podem ser trilhados”, disse o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Em clima de alegria, a secretária da Pasta, Priscila Schran, falou da importância dessa primeira cerimônia no eixo itinerante. “Este aqui é só o primeiro passo, mas dado com muito êxito. E, nesta noite, eu não consigo parar de sorrir, pois é contagiante a alegria de cada um que está aqui recebendo o certificado, assim como aqueles que vieram para celebrar juntamente com os formandos. Sabemos que foram muitas horas de estudo e de trabalho, e esse momento é importantíssimo. Eu parabenizo a todos por essa conquista tão importante”, grifou Priscila.

“Fico muito contente em poder me formar. Por isso, agradeço a todos os coordenadores, assim como a todas as pessoas que eu conheci durante as aulas. Aliás, o curso foi desafiador para mim, mas aprendi muito”, enfatizou Lohaine Aparecida Silva, agora formada no curso de mecânica de motocicletas.

O coordenador de Educação do SESI/SENAI, Marcos Maria, pontuou a importância de iniciar os cursos e concluí-los. “Para nós, é sempre uma alegria participarmos desse momento, principalmente pela quantidade de alunos que conseguimos formar no distrito. E a nossa felicidade vem da oportunidade de celebrar o cumprimento da nossa missão enquanto sistema FIEP, SESI e SENAI, que é fortalecer a indústria e melhorar a vida das pessoas. Isto se deve à parceria com a administração municipal. Parabenizo aos alunos que se dedicaram e chegaram até aqui”, frisou o coordenador.

O vereador Valdemar dos Santos (Vardinho), representante do distrito Entre Rios, para finalizar, descreveu tamanha realização em concretizar o que surgiu de um sonho. “Há mais de dois anos começamos a estudar sobre a possibilidade de trazer os cursos profissionalizantes para Entre Rios. Hoje, nosso sonho se tornou realidade. Nós aqui do interior, ficamos muito contentes, e todo esse trabalho realizado só vale a pena quando, por meio dele, podemos enxergar o sorriso no rosto de toda essa comunidade aqui presente”, enfatizou o vereador.

Estiveram presentes na cerimônia, servidores municipais, vereadores, secretários municipais, representantes de diversas instituições e entidades, e ainda, a comunidade de Entre Rios e Guarapuava.