Notícias

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres completa 10 anos no dia 08 de março 

28/02/2023

Com o tema “Nossa história em evolução”, a SPPM de Guarapuava, contará com uma programação especial para todo o mês de março.

 

Com o principal objetivo de construir políticas públicas para as mulheres, na perspectiva da igualdade do gênero e fortalecer a relação interinstitucional no poder executivo, há 10 anos foi criada a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres em Guarapuava. 

 

“Eu sempre digo que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, trabalha para além de uma Secretaria, ela salva vidas. Todos os projetos e serviços oferecidos, têm e terão meu total apoio sempre. Vou continuar investindo para contribuir no que for preciso, pois todas as mulheres merecem ser amadas, respeitadas e representadas”, destaca o prefeito, Celso Góes. 

 

Um marco para todo Brasil, a Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Maria da Penha, é quem rege a atuação da Secretaria e da Rede de Enfrentamento. Em 2013, devido aos altos índices de mortes de mulheres, o governo municipal instituiu uma Secretaria específica para criar políticas públicas capazes de combater a violência contra a mulher em Guarapuava, em um trabalho conjunto com a rede de enfrentamento, com vários órgãos e instituições, resultando em um trabalho efetivo de assistências e apoio às mulheres. 

 

Atualmente, a Secretaria investe e trabalha para que haja uma cidade com mais equidade, onde mulheres e homens tenham os mesmos direitos, na perspectiva de que, desta forma, será possível ter uma cidade com menos violência e mais vida para as mulheres, e por consequência para as famílias.

 

“Em 10 anos de Secretaria, avançamos muito nas políticas públicas. A cada 8 de março, encaramos o desafio de avançar em direitos das mulheres, porque é o dia em que rememoramos o começo de tudo. Foram nessas datas que conquistamos a Secretaria, a ampliação da licença-maternidade para as servidoras, o CRAM, o NUMAPE, o Programa Mulher Alerta e agora, a Casa da Mulher Brasileira. Temos muito o que celebrar, mesmo que ainda tenhamos muitos desafios a serem superados. Vamos celebrar as vitórias conquistadas até aqui”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

 

A sede da Secretaria fica na Avenida Professor Moacir Júlio Silvestri, 1545, Centro. Para conhecer mais sobre os serviços e projetos oferecidos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (42) 3142-1150 ou WhatsApp (42) 98402-6975.

 

E para celebrar o Dia Internacional da Mulher e comemorar esta data e as ações que foram realizadas ao longo destes 10 anos de história, a prefeitura de Guarapuava por meio da SPPM, durante todo o mês de março, contará com uma programação especial. Confira: 

 

08/03 – Lançamento da Pedra Fundamental da Construção da Casa da Mulher Brasileira.

 

Horário e local: 10h, na Praça Santa Terezinha.

 

  • Show Nacional

 

Horário e local: 19h, no Parque do Lago.

 

09/03 – Mesa de debates Mulheres no Mercado de Consumo  

 

Horário e local: 19h30, no Teatro Municipal.

 

  • Entre os dias 9 e 11 de março, ocorre a Feira Mensal da Rua XV de Novembro. 

 

14/03Abertura da Jornada Educação do Projeto de Extensão Formar para empoderar: construindo um Paraná para as Mulheres. (Unicentro)

 

19/03 10ª Corrida da Mulher 

 

Horário e local: Largada às 8h30, na Lagoa das Lágrimas.

 

29/03 Lançamento da 2ª edição do Programa Acelerador de Lideranças Femininas

 

Do dia 30/03 ao dia 01/04 – Semana da Mulher Empreendedora, no Centro Universitário Campo Real