Notícias

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres apresenta SUAM em Ponta Grossa

04/08/2023

O SUAM é um software utilizado pela Secretaria para fazer o cadastro de mulheres em situação de violência, atendidas pelo CRAM em Guarapuava. Ele possibilita que a SPPM tenha acesso facilitado a dados que são gerados instantaneamente, para, assim, tomar as medidas necessárias em cada caso.

 

Na tarde desta sexta-feira (4), a secretária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), Priscila Schran, esteve em Ponta Grossa, no 10º encontro da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, organizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná. O encontro foi o último da primeira temporada que passou por dez cidades do Estado, incluindo Guarapuava.

 

A secretária da Pasta, Priscila Schran, foi ao encontro apresentar o serviço realizado pela SPPM, com foco nos projetos e programas que são desenvolvidos no município.

 

Os projetos apresentados foram o Programa Potencial Feminino, que busca qualificação profissional de mulheres na cidade, os projetos Flores do Campo e Dignidade Menstrual, o Programa Acelerador de Lideranças Femininas, o PMAI-Mulheres (Programa Municipal de Aprimoramento e Inovação da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres), o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), a Casa Abrigo, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (Lei 2097/2013), o Programa Pelo fim da Violência contra as Mulheres, o projeto A Voz Delas, o projeto Maria da Penha nas Escolas e o SUAM (Sistema Unificado de Atendimento à Mulher).

 

SOBRE O SUAM

 

O SUAM é um SOFTWARE utilizado pela Secretaria para fazer o cadastro de mulheres em situação de violência atendidas pelo CRAM em Guarapuava. Ele possibilita que a SPPM e a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres tenham acesso facilitado a dados que são gerados instantaneamente, avaliando e analisando o risco de feminicídio que aquela mulher sofre, classificando em baixo, alto ou médio risco, para, assim, tomar as medidas necessárias em cada caso.

 

Para a secretária da Pasta, tudo isso é o que guia as políticas públicas da Secretaria, consolidando um bom atendimento a todas as mulheres do município.

 

“Hoje, aqui em Ponta Grossa, nós percebemos que Guarapuava não é mais referência de política para as mulheres apenas para a nossa região, mas sim para todo o Paraná, em especial, neste momento, para a região de Ponta Grossa, que engloba 16 municípios. Por isso, ao utilizarmos um software que faz o score de risco de feminicídio, traz esse monitoramento das mulheres e gera dados instantâneos sobre os casos de violência, ficamos muito felizes. Sabemos que com esta dinâmica e a dedicação e qualificação profissional, alcançamos cerca de mil pessoas por ano. Este é um programa que acelera lideranças femininas e destaca que Guarapuava está sendo uma referência na busca de uma cidade 50/50”, grifou Priscila.