
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres realiza o lançamento do Programa Mobi Mulher
06/09/2023
O programa busca facilitar o acesso à capacitação e mobilidade para as mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher e que participam de cursos da SPPM, fortalecendo suas oportunidades de desenvolvimento.
A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), realizou, na tarde desta quarta-feira, o lançamento do programa Mobi Mulher, no auditório do Paço Municipal.
O programa oferecerá vale-transporte gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e que participam de cursos da Secretaria da Mulher.
“Não basta apenas garantir a profissionalização e o atendimento, precisamos estar atentos para que as usuárias possam se locomover por Guarapuava e que cheguem aos seus destinos com dignidade. Aquelas que antes tinham alguma dificuldade, hoje podem ficar tranquilas, podem ir realizar o atendimento em paz e realizarem os cursos para garantir um futuro próspero na vida profissional”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Durante o evento, a secretária da Pasta, Priscila Schran, apresentou o Programa e como ele irá funcionar.
“A partir da Lei Ordinária 3392/2022 foi instituída a doação de vale-transporte às usuárias dos serviços da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Após este processo, foi definido que a quantidade de vale-transporte, para usuárias matriculadas em cursos profissionalizantes, dependerá da duração do mesmo, somando os trajetos de ida e volta do local do curso”, afirmou Priscila.
Já para as mulheres atendidas pelo CRAM, compreende-se a soma dos trajetos de ida e volta quando em acompanhamento pela equipe técnica, sendo limitado a 16 vales-transportes por mês, por usuária. Os filhos e dependentes dessas mulheres também receberão o Mobi Mulher, garantindo que as mesmas não fiquem desamparadas caso necessitem transportá-los junto a elas.
Por fim, para adquirir o cartão do Mobi Mulher, as interessadas passarão por avaliação técnica com assistente social para garantir o cumprimento dos critérios da Lei.
Cerca de 480 mulheres serão beneficiadas com o cartão de vales-transportes. Para 2024, a expectativa é que 14 mil vales-transportes sejam entregues, alcançando aproximadamente 1500 mulheres pelo Programa Mobi Mulher.
“Era um sonho nosso poder realmente oferecer todas as condições necessárias para as mulheres alcançarem seu pleno desenvolvimento. Para aquelas que porventura não tinham como arcar com o custo do transporte para vir fazer nossos cursos e os atendimentos, a gente, agora, tem como oferecer essa possibilidade. Então, para nós realmente é a realização de um sonho, porque garante a mobilidade, acesso a profissionalização e atendimento. Isso desenvolve as mulheres plenamente”, grifou a secretária.
Na ocasião, foi realizada a entrega dos cartões a duas mulheres que estiveram representando a todas que participam das ações da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do município.
As alunas do curso profissionalizante de panificação, Ziza Aparecida Iastrenski e Luciana Mazurechen, comentaram com alegria esta conquista para as mulheres de Guarapuava.
“Para ‘mim’ é muito bom, porque às vezes não tem como ir até o curso e depois que as meninas falaram sobre o Mobi para “mim’, está sendo excelente. Porque eu tinha dificuldade de ir e voltar (do curso), mas agora com o Mobi vai dar tudo certo”, disse Ziza.
“Eu estou desempregada no momento, então tenho dificuldades para ir e voltar do curso sem um auxílio. Então, esse benefício veio a calhar para eu poder concluir o curso que está ajudando também na minha renda familiar”, comentou Luciana.
Entrega de novos veículos para a SPPM
Aproveitando a ocasião especial, o prefeito Celso Góes realizou a entrega das chaves de dois novos veículos alocados com recurso próprio da prefeitura para a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Uma Chevrolet Spin, carro que possui 7 lugares e ajudará no transporte de famílias em grande número, e uma Chevrolet S10 que auxiliará no transporte de mudanças em caso de recolhimento de pertences e demais demandas da equipe técnica.
“Os carros vêm para poder oferecer uma estrutura melhor de atendimento às mulheres e de trabalho para a nossa equipe. A gente optou por um carro que tivesse pelo menos sete lugares, porque muitos dos nossos atendimentos também acabam trazendo a questão dos filhos, então precisávamos de um veículo com mais espaço. E um veículo com caçamba para poder auxiliar em retirada de pertences, em distribuição de absorventes e dar suporte também para os eventos que a gente realiza”, salientou a secretária, Priscila Schran.
Estiveram presentes a representante da empresa de transporte coletivo de Guarapuava, Pérola do Oeste, Edina Scorsin Fabris, representantes do SENAC e SESI/SENAI, alunos dos cursos do programa Potencial Feminino, bem como vereadores e secretários e secretárias municipais.