
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres apresenta resultados do projeto “Dignidade Menstrual”
30/05/2023
No período de julho de 2022 a 30 de abril de 2023 a SPPM realizou a entrega de 8.969 pacotes de absorventes às mulheres guarapuavanas.
No domingo (28), foi o Dia Nacional de Combate à Pobreza Menstrual. Em Guarapuava, a Lei nº 3194/2021, que institui a Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual, foi sancionada com o projeto de lei proposto pela vereadora Bruna Spitzner, com o objetivo de combater o problema que afeta mulheres em todo o Brasil.
O projeto “Dignidade Menstrual” é uma parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), o departamento de enfermagem da UNICENTRO, a Uniguairacá, Centro Universitário Campo Real, a Defesa Civil e a Procuradoria da Mulher na Câmara.
“Guarapuava tem diversos projetos e programas para alcançar cada vez mais pessoas. Garantir a dignidade menstrual para pessoas que menstruam é um deles. É de extrema importância que as nossas políticas públicas cheguem até quem mais precisa e esse projeto só nos mostra que estamos fazendo a coisa certa. Por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, muitas guarapuavanas foram beneficiadas e isso é motivo de grande contentamento”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Com o principal objetivo de promover a dignidade, a qualidade de vida de adolescentes e mulheres em situação de pobreza menstrual, no período de julho de 2022 a 30 de abril de 2023 a SPPM realizou a entrega de 8.969 pacotes de absorventes, contemplando todas as Unidades de Assistência Social (CRAS I, CRAS II, CRAS III, CRAS IV, CREAS), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) (para distribuição nos eventos e a disposição, na sede, para as usuárias); de Ensino Estadual (inclusive APAE I e II – Rural e CEEBJA); Unidades de Saúde (UBS, UPA, Emergências, Centro de Saúde da Mulher e SAE) e grupo de mulheres do Assentamento Encontro das Águas, com registros de recebimentos salvos. Além dessas Unidades, a Secretaria está alinhando, para os próximos meses, a distribuição de absorventes no Albergue Noturno Frederico Ozanam e nas Feiras Solidárias realizadas no município.
Para a secretária da Pasta, Priscila Schran, é uma satisfação ver que uma pequena ação pensada em conjunto se tornou uma política pública que abrange os que mais necessitam.
“Nesse Dia Nacional de Combate à Pobreza Menstrual, é uma alegria saber que Guarapuava já está, há dois anos, atuando nesse tratamento. Iniciamos com uma ação solidária e hoje ela se tornou política pública. Nós garantimos orçamento e aquisição desses absorventes e a entrega via UBS, escolas municipais e colégios estaduais para pessoas que menstruam e que estão em situação de vulnerabilidade social. Nós temos ainda, claro, os desafios pela frente, como a questão de rodas de conversa, da conscientização de que a menstruação não é um tabu e que possamos falar mais abertamente da saúde das pessoas que menstruam. Por isso, há um longo caminho a seguir, mas estamos no rumo certo”, destacou a secretária.
A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres investiu, entre 2022 até a presente data, a importância de R$ 39.524,00 em absorventes. Quanto aos absorventes recebidos de doações, 167 foram distribuídos em 2022 e 428 serão destinados às encarceradas no município de Pitanga. A SPPM distribui os pacotes de absorventes às Unidades Organizacionais e elas coordenam a entrega desses itens. Estima-se que aproximadamente 2.990 pessoas que menstruam foram beneficiadas pelo projeto “Dignidade Menstrual”.
No domingo (28), em alusão ao dia, a SPPM promoveu uma ação na Unidade Básica de Saúde do Bairro Santana.