Notícias

Secretaria de Obras de Guarapuava conta com nova máquina de pavimentação asfáltica

07/07/2023

O equipamento, no valor de R$ 1.520.000, foi adquirido com recursos próprios do município. A nova máquina foi cedida para a SURG, e será usada em diversas obras, como no projeto “Asfalto na Porta de Casa”, por exemplo.

 

No início desta semana, a Secretaria de Obras de Guarapuava recebeu umas das mais modernas máquinas que será usada na pavimentação asfáltica do município. Trata-se de uma vibroacabadora, que entrará em operação no fim da próxima semana.

 

O equipamento é importado e custa R$ 1.520.000 (um milhão e quinhentos e vinte mil reais). Ele foi adquirido pela Secretaria de Obras do município e já foi cedido para a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG). O intuito é agilizar os trabalhos, com ênfase na continuidade do programa “Asfalto na Porta de Casa”, idealizado pelo prefeito Celso Góes.

 

“Não há tempo a perder quando se fala em dar sequência às obras no município. O programa Asfalto na Porta de Casa não pode parar, e queremos cem por cento de nossas ruas pavimentadas. O maquinário que usamos é muito antigo, tem mais de 25 anos, e, por isso, adquirir esta nova vibroacabadora foi necessário. É um equipamento importado e que custa mais de um milhão e meio de reais. Compramos com recursos próprios do município. A Secretaria de Obras cedeu a máquina para a SURG utilizar da melhor maneira possível nos trabalhos diários”, contou o prefeito Celso Góes.

 

O diretor-presidente da SURG Halmuth Brandtner, ressaltou a importância da agilidade no processo de construção e manutenção das ruas da cidade. Ele reitera, no entanto, que a vibroacabadora fará um trabalho de excelente qualidade.

 

“Como o prefeito Celso falou, o equipamento que usamos hoje está ultrapassado. É de 1996. Por isso, a nova máquina que foi comprada vai agilizar imensamente os trabalhos, além de proporcionar um acabamento de qualidade, sem desperdício de material”, pontuou.

 

No início da próxima semana, os funcionários da SURG que trabalham na aplicação do asfalto, passarão por um treinamento com técnicos da fabricante do equipamento adquirido pelo município. Depois do curso que deve durar dois dias, a máquina será usada, integrando os maquinários disponíveis na execução das obras na cidade.

 

“Acredito que até o fim da semana que vem, poderemos usar a nova máquina. Este é o que há de mais moderno em se tratando de pavimentação asfáltica. O equipamento é de fabricação alemã e tem quatro metros e meio de largura. Componentes eletrônicos controlam todo o trabalho. Com isso, a produtividade aumenta e não há desperdício de material”, concluiu Halmuth.

 

SOBRE O EQUIPAMENTO

 

A vibroacabadora de asfalto, também chamada de pavimentadora de asfalto, é um equipamento que faz a nivelação, compactação e aplicação do concreto asfáltico em obras de pavimentação.

 

As vibroacabadoras são compostas por duas unidades: a tratora e a de nivelamento. A parte tratora engloba o motor, transmissões e controles, o silo de carga (onde a massa asfáltica é depositada), barras alimentadoras, roscas distribuidoras e postos de condução. Pode ser sustentada por pneus ou por esteiras e joga o concreto asfáltico pela parte frontal da máquina.

 

Já a parte de nivelamento é acoplada por uma mesa flutuante e vibratória ligada por aparelhos à tratora. Essa estrutura tem a finalidade de nivelar e pré-compactar a massa asfáltica sobre a superfície onde serão realizadas as obras.

 

A partir disso, o processo de pavimentação se dá e os rolos compactadores são utilizados para a finalização do asfaltamento.