Secretaria de Meio Ambiente segue com recolhimento de cavalos soltos em ruas de Guarapuava

07/05/2020

Se você mora em Guarapuava ou visita a cidade com frequência, já deve ter se deparado com a seguinte cena: um ou mais cavalos circulando por ruas de bairros ou rodovias. Quando esses animais não estão sob cuidados de um responsável, a situação oferece um perigo duplo, com risco para os próprios cavalos e para usuários do trânsito. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, segue com o recolhimento desses animais soltos em vias públicas.

“Iniciamos esse trabalho em 2015, justamente por uma questão de segurança e agora retomamos essa ação. No histórico da cidade, há maior recorrência de circulação desse animais em bairros e andando pela Avenida Manoel Ribas, que possui grande movimento de veículos e pedestres. Por isso, qualquer cavalo solto na via sem um responsável é apreendido e levado para uma chácara da prefeitura”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo. Desde dezembro, mais de 50 animais já foram recolhidos.

Ainda conforme o secretário, intuito é minimizar as chances de acidentes dessa natureza e, também, reforçar a responsabilidade dos donos pelo cuidado do animal. “Nessas situações, os cavalos ficam vulneráveis, podem ser atropelados e os motoristas são pegos de surpresa. Por vezes, o animal morre na hora ou precisa ser sacrificado. Vamos atuar para evitar essas situações, preservando a vida dos cavalos e, também, dos motoristas”, reforçou Celso.

Para o dono do animal que tiver o cavalo apreendido, há um prazo de cinco dias para pagamento de multa administrativa (em torno de mil reais) e liberação do cavalo. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra. Se não houver procura pelo animal em cinco dias após a apreensão, o cavalo é doado para instituições sem fins lucrativos ou para agricultores familiares, conforme o Código Ambiental Municipal e a lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) regulamentada pelo Decreto Federal 6514/2008.

“Cabe ressaltar que, além das penalidades administrativas, todo o procedimento será encaminhado para o Ministério Público do Meio Ambiente, da Comarca de Guarapuava, onde os proprietários serão responsabilizados criminalmente”, finalizou o secretário.

DENÚNCIAS

Caso a população veja animais soltos vagando pelas ruas, denúncias podem ser feitas diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (42) 3624-2214.