Notícias

Secretaria de Meio ambiente recebe visita de equipe de Pato Branco

07/04/2021

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Pato Branco visitou nesta terça-feira (06), as instalações da secretaria de Guarapuava para conhecer os trabalhos desenvolvidos na cidade. A visita se estendeu ao Centro de Educação Ambiental e ao Canil Municipal, que é referência no Paraná.

 

Para a secretária de Meio Ambiente de Pato Branco, Keli Starck, essa visita é muito boa e produtiva, pois traz conhecimento e possibilidades de informações a ambos. O foco da visita era a causa animal, mas a equipe aproveitou para verificar outras questões, como as lixeiras que são utilizadas, o método de descarte, tratamento e ações de compostagem. “É muito importante nós observamos as boas práticas que temos no Estado para poder repetir essas boas práticas nos nossos municípios”, afirmou Keli.

 

O secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, afirmou que o compartilhamento de informações e experiências com as secretarias de outros municípios é muito importante para que seja possível melhorar a gestão ambiental no Estado e tornar Guarapuava ainda mais referência.

 

“É um prazer receber eles aqui. Eles estão contentes com o que estão vendo e a gente está aí para ajudar quem precisar para esta troca de experiências que é tão importante, explanou o secretário. Na segunda-feira (05), a equipe da nossa secretaria teve uma  reunião online com a equipe de Maringá, também com o intuito de mostrar os projetos desenvolvidos na área de proteção ambiental e animal e de licenciamento e fiscalização ambiental. Nós fomos o primeiro município que assumiu o licenciamento ambiental, no Paraná, o segundo do sul do Brasil e até hoje nós somos referência nessa questão de licenciamento e fiscalização ambiental”, contou Celso.

 

Guarapuava é referência

A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava tem sido recomendada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de desenvolvimento sustentável e turismo (SEDEST) como referência de atuação no Paraná. O Canil Municipal é visto como referência pelo Conselho de Medicina Veterinária do Paraná. Guarapuava já atendeu muitas das solicitações de melhorias feitas pelo Conselho e acredita que ainda há muito a ser feito para garantir a proteção animal no município.