Notícias

Secretaria de Meio Ambiente recebe resultados do diagnóstico Socioambiental do Rio das Pedras

26/02/2021

A Secretaria de Meio Ambiente recebeu na manhã desta quinta-feira (25), os resultados do diagnóstico socioambiental, da Unicentro. Apresentando diferentes aspectos sociais e ambientais da região no entorno do Rio das Pedras, principal manancial de abastecimento de água em Guarapuava. A ação integra o programa Águas da Serra.

 

 

A parceria com a Unicentro trás benefícios práticos e efetivos para população guarapuavana. Com o diagnóstico poderemos ficar mais atentos na preservação dessa importante bacia hidrográfica que abastece o nosso município”, enfatizou o prefeito Celso Góes.

 

 

A implementação desse projeto reduzirá o aporte de contaminantes ao canal fluvial do manancial de abastecimento. Além de contribuir para a preservação do banco genético da flora regional e da recuperação das matas ciliares e nascentes da bacia. “Já temos o projeto pronto e ações definidas, como educação ambiental, orientando além de escolas, moradores entorno das bacias, produtores rurais apresentando para eles a importância da bacia para a cidade e também, limitações e orientações de plantio para que possamos preservar a qualidade das águas que abastecem nossa cidade. Nesse primeiro momento vamos analisar o diagnóstico e verificar os apontamentos feitos”, explanou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

Segundo o coordenador do estudo, professor Mauricio Filho, o projeto levantou não apenas aspectos da área ambiental, como também da área humana e socioeconômica. “O primeiro levantamento foi realizado há mais de 14 anos, e hoje nesse segundo estudo, tratamos como um recurso estratégico, pois trata-se de um bem que precisa ser preservado, em qualidade e volume. E isso depende da preservação da Bacia, para Guarapuava continuar ostentando o título de ter uma das melhores águas para consumo”, explanou o professor.