Notícias

Secretaria de Meio Ambiente realiza 1ª Pedalada Ambiental

05/06/2023

A ação integra a X Semana do Meio Ambiente que promoverá diversas atividades para a conscientização da população sobre questões ambientais.

 

 

Na manhã deste domingo (4), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), realizou a 1ª Pedalada Ambiental, com a largada no Parque Natural Municipal das Araucárias e o trajeto percorrendo o bairro Cidade dos Lagos.

 

A ação integra a X Semana do Meio Ambiente que tem como tema “Resiliência Climática: desafios socioambientais para agenda 2030” que promoverá diversas atividades para a conscientização da população sobre questões ambientais.

 

Aos participantes, o secretário da Pasta, Germano Toledo Alves, destacou algumas razões pelas quais a participação dos guarapuavanos é importante nestas ações, em especial na pedalada.

 

“Realizar uma pedalada ambiental vai além dos benefícios da atividade física, pois traz consigo uma série de benefícios para o meio ambiente. Algumas das razões pelas quais a pedalada ambiental é importante, são a redução de gases de efeito estufa. Ao optar pela bicicleta, em vez de usar veículos motorizados, a pessoa contribui para a redução de emissões de gases poluentes, como dióxido de carbono e ajuda a combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar. Nosso parque é um local lindo, onde nós podemos fazer com que essas atividades físicas, como o ciclismo, sejam cada vez mais difundidas em nossa cidade”, grifou o secretário. 

 

Além do exercício físico e a preservação dos recursos naturais, a utilização da bicicleta como meio de transporte diminui a quantidade de veículos nas ruas, facilitando a redução do congestionamento do trânsito. A Secretaria de Meio Ambiente, todos os anos, realiza uma concentração de atividades ambientais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, relembrando a população sobre diversas questões, como explicou a bióloga do Departamento de Educação Ambiental da SEMAG, Maristela Procidonio Ferreira.

 

“Este ano, realizamos a décima semana do meio ambiente. Um dos pontos abordados em 2023, é a questão da resiliência climática, ou seja, as emergências climáticas que estão acontecendo no mundo. Com isso, buscamos concentrar várias ações, palestras, oficinas, atividades que foquem nisso e que venham ao encontro da agenda dois 2030. A Pedalada Ambiental, além de ser uma atividade física que faz bem para a saúde, também traz conscientização sobre a emissão de gás carbônico, ou seja, estamos conversando com as pessoas sobre a importância do uso da bicicleta, um meio de transporte limpo e o quanto isso interfere no nosso meio ambiente. Isso sem contar a atividade física, que é fundamental para o nosso organismo”, ressaltou Maristela.

 

Para os participantes, além de servir como aprendizado sobre a situação climática do mundo, a 1ª Pedalada Ambiental trouxe bem-estar e diversão. Lucas Araújo participou da atividade acompanhado do pequeno Felipe de apenas 3 anos.

 

“Quando tem a gente sempre participa. É muito bacana e a questão do aprendizado do pessoal aqui também é muito bom. Sempre que tem esses percursos, esses trajetos, nós estamos participando e ele (Felipe) é o meu companheiro de pedalada. Ele ama”, comentou Lucas.

 

Já Maíra Brizola, participou com as amigas e se disse ansiosa pelas próximas edições da pedalada.

 

“Eu acho muito interessante esse tipo de iniciativa, tanto pela pedalada, quanto pelo motivo ambiental, em termos de conhecimento para todo mundo. Seria interessante se mais pessoas participassem. Esta foi a primeira (pedalada). Vamos esperar pelas outras”, expressou a jovem.

 

O evento contou com o apoio das Secretarias de Esportes e Recreação, Turismo e Eventos e Comunicação. Houve ainda a parceria com a Divisão de Proteção Animal (DPA), que esteve presente no evento com a feira de adoção de animais.

 

Para acessar a galeria de fotos do evento, clique AQUI.