Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava  é referência estadual

16/03/2017

Na tarde dessa quarta-feira (15) a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Guarapuava recebeu a visita de representantes de Maringá e Toledo. Ambas buscam a descentralização das atividades ambientais financeiras em suas cidades e vieram à Guarapuava para conhecer na prática como funciona esse processo. Durante o encontro, o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo e a equipe responsável pelos licenciamentos ambientais em Guarapuava mostraram como foi a processo inicial e as vantagens da descentralização ambiental na cidade.

Guarapuava é a cidade pioneira do Paraná em municipalizar as atividades ambientais financeiras para uma equipe específica dentro da SEMA, além disso é reconhecida pela Secretaria do Estado como modelo a ser seguido. “Em contato com o IAP e com a Secretaria Estadual do meio ambiente, nos informaram que das 29 cidades que já haviam municipalizado, Guarapuava é o melhor modelo do Paraná a ser seguido. Além disso, há semelhança razoável na população, então temos que fazer algo semelhante com o que o município tem aqui”, explicou João Batista Furlan, Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente de Toledo.

Durante a visita, a equipe das cidades também trocaram experiências de outros projetos desenvolvidos. “A visita foi muito produtiva, discutimos diversos temas e aprendemos muito, principalmente sobre o licenciamento ambiental, pois apesar de em Maringá já termos alguns técnicos com experiência, havia particularidades que nós não sabíamos. Guarapuava já está a três anos realizando as atividades ambientais financeiras através da secretaria, então é o melhor exemplo a ser seguido”, comentou Jaime Dallagnol, Secretário de Meio Ambiente de Maringá.

Com a descentralização vários procedimentos deixam de ser tão burocráticos e passam a ser mais ágeis e eficientes, pois são feitos diretamente na Secretaria.  O licenciamento ambiental, por exemplo, levava um mês para ficar pronto, desde que os processos foram municipalizados, é possível concluir esse licenciamento em até cinco dias.  “Guarapuava é referência porque trabalhamos e montamos uma estrutura para fazer a descentralização chegar até quem precisa. Hoje, somos exemplo em todo o Estado devido a isto. Mas o que mais nos orgulha é estar ajudando nossa cidade a se desenvolver de maneira mais ágil e eficiente”, finalizou o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.