Notícias

SECRETARIA DE HABITAÇÃO DIVULGA CURSOS PARA MORADORES DO RESIDENCIAL 2000

01/12/2017

As 500 famílias beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida participaram da primeira reunião de acompanhamento e promoção de cidadania, promovida pela Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, na tarde deste sábado (02). Na reunião, foram trabalhados temas como mobilização social e cuidados com a nova residência. Entretanto o principal assunto foi a divulgação dos cursos gratuitos que serão oferecidos aos moradores do residencial 2000 a partir do próximo ano.

“O Programa Minha Casa Minha Vida não é apenas a construção e entrega de casas. E além disso, a oportunidade de famílias com baixa renda realizarem o sonho da casa própria e terem oportunidades na geração de renda. Por isso, desde o início do programa, identificamos algumas necessidades das famílias e elaboramos um conjunto de cursos para auxiliá-los”, ressalta a assistente social da Secretaria da Habitação e Urbanismo, Edeni do Rocio Lopes Mayer.

Serão oferecidos gratuitamente 19 cursos e três palestras aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida do Residencial 2000, através da parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Senac. A moradora Janete Ramos disse que está ansiosa para o início dos cursos. “Quero fazer todos que envolvam beleza, assim posso procurar emprego num salão ou ainda fazer alguns serviços por conta, que vai me dar um dinheiro a mais. Hoje eu já vivo um sonho, tenho a minha casa, onde moro com meus dois filhos, mas quero poder dar o melhor para eles, por isso não vou perder essa oportunidade de aprender algo novo e ganhar um dinheirinho a mais”.

O Secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, lembrou que, nos últimos anos, o Residencial 2000 recebeu diversas obras, como a pavimentação completa do bairro, calçadas, instalação de galerias pluviais, a nova Unidade Básica de Saúde, além da revitalização da Rua XV de Novembro, que será inaugurada neste domingo (10), com shows e muitas atrações. Todas as 500 casas do 2000 integram o convênio entre a Prefeitura de Guarapuava, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Cohapar e Sanepar.

Cursos ofertados

Aproveitamento de alimentos; Cozinha brasileira; Culinária trivial; Preparo de lanches; Preparo de lasanhas e tortas de salgadas; Preparo de sobremesas; Preparo de conservas; Preparo de pizzas; Preparo de bombons ;Preparo de docinhos; Confecção de objetos com material reciclado; Técnica de modelagem em massa biscuit ;Sabonete e aromatizadores artesanais ; Embalagens para presentes; Excelência no atendimento para o setor público; Unhas decoradas ;Básico de maquiagem;Tranças e penteados; Manicure e palestras sobre relações interpessoais.