Notícias

Secretaria de Habitação deve ampliar oferta de moradias e regularização de áreas

23/12/2021

A Secretaria Municipal de Habitação (SMH) seguiu com a elaboração e ampliação de projetos de moradia para os guarapuavanos. Entre eles, está a parceira firmada com o Governo do Paraná para a construção de 500 unidades habitacionais, por meio da Cohapar, com incentivo do Governo Federal e participação da iniciativa privada, possibilitando o financiamento de casas, além de oferecer subsídios para diminuição do valor pago. 67 unidades já estão em construção, no residencial Parque das Cerejeiras, em um loteamento planejado no Alto Xarquinho. Com casas que contam com: 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área de serviço coberta.

 

Em 2021 ocorreu a mudança da Secretaria de Habitação juntamente com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, para um local amplo e que consegue reunir todo o corpo técnico de arquitetos, engenheiros e demais profissionais no planejamento de Guarapuava, criando-se o Centro de Planejamento Urbano e Habitacional (CEPLUHG), que tem objetivo de centralizar todos os setores envolvidos com o planejamento, execução e controle de atividades relacionadas ao urbanismo e habitação do Município.

 

O Município também recebeu a garantia de liberação do projeto Condomínio do Idoso para o processo de licitação em 2022. Com casas que são exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. 

 

O Condomínio do Idoso, será uma obra junto ao Governo do Estado do Paraná , por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com 40 unidades no Bairro Boqueirão. O terreno já foi cedido pela Prefeitura. 

 

Em 2022, a SMH planeja ampliar os programas habitacionais existentes, conclusão de etapas de obras, além da criação e desenvolvimento de novos projetos. 

 

Logo no início do ano, a secretaria pretende entregar o Loteamento Vida Digna, que está na última etapa das obras, e terá 43 unidades, com a possibilidade de construção de mais 100 unidades na mesma área. O projeto prevê também a construção de um barracão anexo ao loteamento para que as famílias de coletores ecológicos guardem o material reciclável em boxes individuais até a comercialização, ampliando esse programa municipal.

 

Em 2021, a secretaria deu início ao programa de Regularização Fundiária, com algumas regularizações pontuais, no início do próximo ano, com a diminuição dos casos de Covid, a pasta pretende dar mais intensidade nos processos, pois será possível reunir as famílias para uma mobilização de orientação.