
Secretaria de Finanças realiza prestação de contas e apresenta projeto para LDO 2020
24/05/2019
Nessa quinta-feira (23), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Finanças, prestou contas do município referente ao primeiro quadrimestre de 2019 (janeiro a abril), na Câmara de Vereadores. “É necessária essa apresentação e prestação de contas para que a comunidade tenha conhecimento de todo recurso financeiro arrecadado e gerido pela administração pública”, explicou o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza.
Entre os principais investimentos nesse período, destacaram-se inovações na área da tecnologia, com os lançamentos da Nota Digital, sistema de Alvará Web e aplicativo Cidade Mob, além de destinações ao esporte e infraestrutura, com a inauguração do Parque Público Aylor Marcondes de Souza, no distrito da Palmeirinha. “Isso mostra que o prefeito Cesar Silvestri Filho tem olhado com carinho não somente para a região central do município, mas também para distritos e comunidades de Guarapuava”, enalteceu o secretário de Finanças.
Conforme previsto pela Constituição Federal, a destinação anual do município deve direcionar 25% do orçamento para a educação e 15% para a saúde. Somente neste quadrimestre, na área de saúde o investimento foi superior ao estipulado, alcançando 22,05%. Na educação, foram investidos 23,40% dos recursos. Conforme o secretário, a projeção é que até o final do ano os investimentos cheguem a 27,5% na educação e aumente para até 23,5% na saúde.
Durante a tarde, o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2020 que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e fixa as metas e prioridades da administração pública também foi apresentado. “É um projeto de lei fundamental porque planeja todas as ações do município de forma mais minuciosa para o ano de 2020. De certa forma, possibilitará que Guarapuava continue nesse nível de desenvolvimento”, finalizou.
Para assistir na íntegra a audiência pública desta quinta-feira (23) clique aqui.
Publicado em: 24/05/2019