Secretaria de Finanças realiza prestação de contas e apresenta a LOA para 2019

27/09/2018

Na manhã desta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores, aconteceu a audiência pública de prestação de contas do município, referente ao 2° quadrimestre de 2018 (maio, junho, julho, agosto). “A prestação de contas é uma ação prevista em lei. Através dela é possível mostrar aos cidadãos de onde vêm os recursos da prefeitura, e onde eles são aplicados”, explicou o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza.

Durante a apresentação, o secretário destacou as fontes de receita do município, que englobam recursos provenientes de arrecadação de impostos estaduais e federais e taxas municipais. Após a explicação da origem e valor de cada receita do município, foram apresentados os investimentos da administração municipal em cada setor, além das obras realizadas nesse segundo quadrimestre de 2018, como o Céu das Artes no Paz e Bem, os residenciais no Jardim Califórnia I e II e Palmeirinha, as mini arenas no Paz e Bem e Primavera, a reestruturação da rotatória da XV, a construção do Cie (Cento de Iniciação ao Esporte), que segue em obras, e as micropavimentações que estão sendo executadas na região central da cidade.

Na audiência, também foi destacado que a Constituição Federal prevê a destinação de 25% do orçamento municipal para a educação e 15% para a saúde. Nesse segundo quadrimestre do ano, Guarapuava investiu 27,46% dos recursos na educação, totalizando R$ 92.820.553,73 e na área da saúde o investimento também foi superior ao estipulado, com 22,08% totalizando R$ 86.402.394,07. O secretário de Finanças apresentou também a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019 que define as prioridades contidas no Plano Plurianual (PPA) e as metas que deverão ser atingidas.

É possível assistir na íntegra a gravação da audiência pública desta quinta-feira (27), clicando aqui. Também participaram da audiência os secretários de Planejamento e Executiva, Paulo Dirceu Rosa de Souza, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, de Trânsito e Transportes, Airson Horst, vereadores, servidores municipais e  população em geral.

Publicado em: 27/09/2018