Secretaria de Finanças realiza prestação de contas do município na tarde desta quinta-feira (23)

24/02/2023

A audiência pública contemplou o 3° quadrimestre do ano de 2022.

Na tarde desta quinta-feira (23) foi realizada, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para a prestação de contas do município do 3° quadrimestre (setembro a dezembro) de 2022.

“Ao apresentar os números, as ações e os resultados que o Poder Executivo alcançou no exercício financeiro de 2022, quero salientar que isso somente foi possível devido ao comprometimento e a capacidade do senhor prefeito, Celso Góes, homem responsável, comprometido com o bem-estar da nossa população, como também de todos os secretários e secretárias que coordenam as suas secretarias e fazem as ações de cada uma delas se realizarem”, ressaltou o secretário de Finanças de Guarapuava, Diocésar Costa de Souza.

Na audiência foram apresentados os resultados primários, incluindo o valor de arrecadação do município, superávit, dívidas de curto e longo prazos, evolução das despesas e as principais secretarias, às quais foram direcionados os recursos do quadrimestre. Também foi apresentada a evolução do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) do município, que consta como um dos mais baratos do Estado do Paraná.

“A tributação de um dos impostos que fazem com que gere economia dentro do nosso município é um dos mais baratos do nosso Estado e quem quiser checar pode consultar através do Tribunal de Contas do Estado do Paraná”, salientou Diocésar.

As secretarias que receberam maior investimento foram a de Educação com 30,07% dos recursos totais e a de Saúde com 29,45%, seguidas pela secretaria de Obras com 9,74% dos recursos totais do município.

O secretário também destacou os recursos recebidos especificamente na área da Educação, vindos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O valor investido em 2022 foi maior do que o valor recebido, mas Diocésar explica a diferença.

“No ano todo de 2022 nós recebemos cento e três milhões de reais de repasses do governo federal, especificamente na área do FUNDEB, e investimos mais de cento e oito milhões. Neste montante dos cento e oito milhões de reais estão inseridos nos valores de rendimento da aplicação financeira, por isso que então o valor investido foi maior do que o valor recebido. Até porque a administração pública é dinâmica e nós tínhamos um pouco de saldo do exercício financeiro de 2021. Ratificando que esses cálculos e esses valores são corretos e os coeficientes apurados também são verdadeiros”, assegura Diocésar.

No quadro de receitas do município, o secretário de Finanças ainda destacou os valores recebidos neste terceiro quadrimestre do IPTU, mais de sete milhões, Imposto de Renda, mais de doze milhões, o FPM (Fundo de Participação do Município), mais de trinta e seis milhões, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com um valor superior a trinta e três milhões e o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) com quase cinco milhões.

Guarapuava fechou o quadrimestre com um DÉFICIT de R$ 30.140.748,65 e encerrou o ano de 2022 com SUPERÁVIT de 23.406.241,75 na Fonte Livre.

A Fonte Livre é a que a administração municipal pode utilizar para a LIVRE destinação dos recursos como: pagamento de salário, asfalto, pagamento de despesas com energia elétrica, entre outras.

“Não somente o resultado deste quadrimestre, mas no ano de 2022 como um todo, foram muitas realizações que combinaram em um ano muito produtivo e é claro de muito êxito”, ressaltou o secretário.

A audiência pública, para quem deseja conferir na íntegra, está disponível no canal do Youtube da Câmara Municipal de Guarapuava. Já os valores e números prestados na audiência estarão disponíveis no site do município para a consulta popular.