Notícias

Secretaria de Esportes leva qualidade de vida aos guarapuavanos

23/12/2021

A Secretaria de Esportes e Recreação executou diversos projetos e ações realizando eventos e jogos de diversas modalidades esportivas, proporcionando inclusão social e melhoria na qualidade de vida. 

 

O principal ginásio da cidade, o Joaquim Prestes, palco de grandes competições, recebeu atenção especial com a reforma e ampliação do espaço. Executadas em três etapas, a primeira é a revitalização e construção do espaço administrativo, sede da Secretaria, com a criação de novas salas e depósito de materiais, uma sala de reuniões também será acrescentada ao espaço, além de vestiários específicos para os árbitros. 

 

A segunda parte da reforma é a revisão da parte elétrica do ginásio, a troca por lâmpadas de LED, a restauração dos vestiários existentes e do local para a imprensa, possibilitando a conexão com internet, pintura interna e externa do ginásio, além da criação de um espaço VIP.

 

A última fase da reestruturação é a construção de novos vestiários, um portal de entrada, a reforma na fachada do local e a construção na parte lateral do ginásio para ponto de desembarque de ônibus dos atletas e veículos da secretaria. 

 

A inauguração da pista de skate foi um momento histórico para o esporte em Guarapuava, com capacidade para receber grandes competições.  A pista conta com Bowl (“piscina” para manobras) e área de Street, com obstáculos, corrimãos, escadarias e rampas de transição. Todo o espaço atende às especificações da Confederação Brasileira de Skate. 

 

Por conta da pandemia do coronavírus, as escolinhas oferecidas pela Secretaria voltaram a funcionar apenas no segundo semestre de 2021. Para o próximo ano, o objetivo é ampliar o número de participantes e criar demandas para atividades ainda não ofertadas na cidade.

 

Outras atividades retomadas foram as do Aquacentro (Centro Municipal de Atividades Aquáticas), com aulas de hidroginástica e natação.

 

Guarapuava ganhou três novas quadras de Society, fazendo parte do programa Meu Campinho, do Governo do Estado, que da estrutura de acesso à prática esportiva e ao lazer para crianças, jovens e adultos. Os novos espaços foram inaugurados no Bairro Xarquinho, e Vilas Jordão e Colibri. Além disso, foram entregues playgrounds no Mirante da Serra e São João, com piso monolítico emborrachado.

 

Em 2022, será inaugurado o Campo de Society do Guará e estão programadas reformas e a revitalização do Campo Municipal, nas outras quadras da cidade que a secretaria utiliza e nos sintéticos. Ainda há um processo licitatório para a troca do piso da quadra do Joaquim Prestes por um mais moderno e o atual será reutilizado em outras quadras da cidade. Além da instalação de um novo e maior placar para o ginásio.

 

Outra proposta do prefeito Celso Góes é de serem construídas duas novas pistas de ciclismo BMX, também conhecido como Bicicross. Uma localizada no Parque das Crianças e outra no Parque do Lago, com 500 m². O espaço reunirá 12 rampas e contará também com arquibancadas, permitindo a realização de competições oficiais.

 

Todas as Academias de Terceira Idade (ATIs) devem ser reformadas . Ao todo, são cerca de 50 espaços que devem ser revitalizados.

 

A Secretaria atua com apoio a diversos eventos e entidades. Somente em repasses para entidades sem fins lucrativos e atletas os valores chegaram a R$ 800 mil reais. Os recursos contemplaram 17 diferentes modalidades e 10 atletas dentro da Lei de Incentivo ao Esporte, a fim de melhorar o rendimento em competições oficiais.