Secretaria de Esportes e Recreação executam o congresso técnico do JESP

17/08/2022

A Secretaria de Esportes e Recreação realizou, nesta quarta-feira (17), para 48 representantes de instituições de ensino municipal, estadual e privado, o Congresso Técnico do JESP (Jogos Estudantis da Semana da Pátria), para a confirmação das categorias de cada participante da 39ª edição da competição.

Após dois anos sem o evento, devido à pandemia de COVID-19, os jogos iniciam já na próxima segunda-feira (22), no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes. “Os jogos são uma tradição em Guarapuava e queremos que esta chama permaneça acesa por várias gerações. Eu agradeço o apoio do prefeito Celso (Góes), nessa volta às competições, depois de tanto tempo sem. Esperamos que a volta dos jogos seja capaz de proporcionar a esses alunos a superação de obstáculos”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

São 27 modalidades esportivas, como basquete, vôlei, handebol, futebol, futsal, caçador, corrida de orientação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, judô, entre outras. Além das competições para aqueles a partir de 10 anos, também terá os jogos mini, para crianças a partir de 7 anos. A novidade do JESP deste ano é a inclusão do Cabo de Guerra, que após o sucesso na edição anterior foi passa a ser oficial no evento.

Para a professora de Educação Física, Ednéia Mara de Souza, do Colégio Ruy Barbosa, o Jesp é uma oportunidade de integração. “O Jesp proporciona socialização entre os alunos. Esperamos que o espírito esportivo despertado durante os jogos, seja refletido em sala de aula, porque ele exige disciplina e desperta o espírito de competitividade no aluno. Além disso, a atividade física proporciona melhora na respiração e oxigenação do cérebro, isso traz benefícios para o rendimento do aluno em sala de aula, pois ajuda na concentração”.

“O esporte só traz benefícios, um deles é a construção do aluno enquanto cidadão. Por meio das práticas esportivas, ele desenvolve o respeito aos demais e o espírito de equipe. Já fazia dois anos que não ocorria o JESP, então as crianças estão com vontade e ansiosos para participar. No ano passado, o treino foi mais limitado, mas esse ano voltamos com toda a força”, complementou o professor de educação física, Jefferson Cristiano Batista.

“O esporte é capaz de proporcionar momentos maravilhosos, de trabalho em equipe e consequentemente de superação de obstáculos. Assim, nós despertamos o espírito olímpico nos alunos, e podemos descobrir novos talentos em nossa cidade”, finalizou o secretário Milton.

As disputas do JESP deste ano, vão de 22 de agosto até 23 de setembro, para estudantes de escolas públicas e particulares entre 7 e 17 anos.