Notícias

Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava realizou, nesta quarta-feira (16), o congresso técnico para a 40ª edição do JESP

17/08/2023

São mais de cinco mil atletas e 56 escolas participando dos jogos neste ano.

 

A Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava realizou, nesta quarta-feira (16), o congresso técnico da 40ª edição do JESP (Jogos Estudantis da Semana da Pátria), na sede da OAB de Guarapuava, com o objetivo de confirmar a participação de escolas públicas e privadas em cada modalidade esportiva. 

 

Entre os Jogos Estudantis Municipais do Paraná, o de Guarapuava é um dos maiores. Neste ano, 56 instituições de ensino irão participar dos jogos. São oito a mais do que no ano passado. São mais de cinco mil atletas, divididos em quatro grupos (0, 1, 2 e 3), de acordo com a idade, de 7 a 17 anos. Os atletas competem em 28 modalidades, que são: atletismo, tênis de mesa, miniboliche, minibasquetebol, ciclismo, mountain bike, taekwondo, natação, caçador, bete ombro, xadrez, minivoleibol, basquete trio, voleibol 4×4, corrida de orientação, dama, tria, minifutsal, judô, cabo de guerra, mini-handebol, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, futebol society e vôlei de praia.

 

“Estes são os 40° Jogos Estudantis da Semana da Pátria. É uma data especial. Nesses jogos é onde conseguimos, juntamente com o Projeto Esporte Futuro – Escolinhas Esportivas, descobrir talentos, motivar crianças e jovens para que iniciem a prática esportiva, mesmo que não seja competitiva. É importante destacar, principalmente, a participação muito ativa dos professores e técnicos das escolas, públicas e particulares, além da participação dos pais, principalmente no grupo 0 (zero), que estão sempre presentes”, comentou o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira.

 

A abertura oficial dos jogos será no dia 1 de setembro, às 14h, quando o prefeito Celso Góes fará também a entrega das reformas, ampliações, novo piso e iluminação do Ginásio Municipal de Esportes Joaquim Prestes. Nesta segunda-feira (21), as competições já têm início com o atletismo, e os jogos se estendem até o dia 23 de setembro.

 

Durante o congresso, os professores e técnicos foram orientados sobre como realizar as inscrições dos atletas para os jogos. Além disso, os representantes das escolas confirmaram ou revogaram a participação em cada uma das modalidades, e foram realizados os sorteios para definir os grupos de cada equipe.

 

“O JESP é uma forma de os alunos terem socialização entre outras escolas, e, ao mesmo tempo, é uma maneira de vivenciar o esporte em si. É interessante e importante para a vida deles, porque quando participamos de competições, lembramos para sempre. É uma forma de desenvolvimento da pessoa como ser humano também, porque o esporte faz isso com as pessoas, ele traz esse bem-estar, essa maneira de aprender a conviver com o outro e de saber perder ou ganhar”, destacou a professora de educação física do Colégio Estadual Rui Barbosa, Idneia Mara de Souza.

 

Veja o Boletim Informativo do JESP 2023, AQUI.

 

O cronograma completo da competição está disponível, aqui.