
Secretaria de educação realiza formação sobre Consciência Fonológica para educadores de CMEI
23/08/2023
São esperados cerca de cem educadores do infantil V para a formação.
Pensando em proporcionar a capacitação adequada dos educadores, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou mais uma etapa da formação “Alfabetização em foco”. Agora, o trabalho foi destinado às turmas do infantil V dos CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil). Nos dias 22 e 23, cerca de sessenta professores estiveram presentes no curso sobre “Consciência Fonológica”, no auditório da SME. A formação ainda prossegue na tarde desta quinta-feira (24).
No primeiro momento, as palestras foram ministradas pelas professoras Márcia Raquel Rocha e Marlete Lima Crissi, ambas assessoras pedagógicas da SME. Após o intervalo, o encontro prosseguiu com o desenvolvimento de atividades práticas.
“Em um mundo de constante evolução, o poder da alfabetização vai além das palavras escritas, ele capacita nossos alunos a compreender e participar ativamente da sociedade. E ao fornecer a nossos educadores essas formações, estamos investindo no aprimoramento de suas habilidades pedagógicas e na promoção de um ambiente de aprendizado enriquecedor. Então, esse momento permite que nossos educadores identifiquem com mais precisão as necessidades individuais dos alunos, oferecendo intervenções direcionadas para fortalecer suas habilidades linguísticas desde o início da aprendizagem”, sublinhou o secretário de educação, Pablo de Almeida.
O Alfabetização em Foco é um programa da Secretaria Municipal de Educação, criado em 2022 e integrado ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Oferece suporte pedagógico aos professores que orientam os alunos durante a alfabetização. As atividades foram retomadas inicialmente com os professores de primeiros e segundos anos, entretanto, foi observada a necessidade da participação dos educadores do infantil cinco, uma vez que estão presentes durante os anos iniciais na aprendizagem dos alunos.
“Esse projeto conta com formações periódicas, assessoramento direto às turmas e professores e monitoramento do desenvolvimento dos estudantes, por meio de sondagens. Mas hoje, discutimos e compartilhamos algumas ideias. Nós estamos em um processo de formação em todas as turmas, do primeiro ao quinto ano, mas os educadores do infantil estavam ficando de fora. E eles são uma peça fundamental para a transformação que nós queremos na aprendizagem dos nossos alunos”, destacou Marlete.
Na ocasião, as assessoras pedagógicas ressaltaram a importância da preparação básica para a alfabetização e para o progresso da comunicação. E ainda destacaram a consciência fonológica como um passo essencial no desenvolvimento da linguagem, já que estimula a relação entre os sons da fala e as letras escritas.
“Nós já fizemos essa formação com educadores dos primeiros e segundos anos. Agora estamos pegando educação infantil porque entendemos que a alfabetização começa nesse momento. Estamos preparando os profissionais de uma forma mais lúdica e atraente, não só para os educadores, mas também para os alunos. Por isso, neste instante, participam da formação só os professores do infantil cinco que foram divididos em três grupos, na terça de manhã, quarta e quinta à tarde”, ressaltou Márcia.
Segundo a assessora, em breve as pedagogas dos CMEI devem participar da mesma formação, já que há a necessidade de explicar e orientar os direcionamentos que as escolas devem ter.