Notícias

Secretaria de Educação realiza encontro de formação para profissionais da educação

13/09/2017

Na terça-feira (12), a Secretaria de Educação e Cultura reuniu Gestores das Escolas e Centros Municipais de Educação, Pedagogos, Supervisores Escolares, Orientadores Educacionais e Diretores e Servidores dos Departamentos da Secretaria para participar mais um encontro de formação. O tema da capacitação foi: “Ensinando e aprendendo com prazer: a Neurociência entra em ação”.

Realizado no salão Nobre da Faculdade Campo Real, o evento teve como palestrante o professor Doutor José Meciano Filho Nino, mais conhecido como Nino Paixão. Professor e pesquisador da PUC-Campinas, ele há vários anos estuda o papel da neurociência no desenvolvimento cognitivo. Durante a palestra, Nino abordou de uma maneira muito descontraída e lúdica assuntos como: As estruturas cerebrais envolvidas com o prazer e motivação. “Esse trabalho é de grande importância, pois o professor deve estar motivado e emocionalmente envolvido com suas atividades pedagógicas e com seus alunos. É necessário recordar sempre que todos são capazes de aprender, porém nem todos aprendem da mesma maneira”, ressaltou a Secretária de Educação Doraci Senger Luy.

O trabalho abordado tem, entre outras, a proposta de desenvolver a chamada Neuroliderança, através de ações, atitudes comportamentais e estratégias que motivem os gestores, e consequentemente os auxiliem a melhorar e facilitar o trabalho junto das pessoas com quem trabalham. E, no caso dos professores, colaborar diretamente no estimulo e envolvimento dos alunos para desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem mais eficiente.

 

Publicado em 13/09/2017.