Notícias

Secretaria de Educação realiza 1ª Feira de Produtos Artesanais e Naturais da Rede Municipal no CMEI Santa Terezinha

28/06/2023

Feira transformou os alunos do CMEI Santa Terezinha em verdadeiros empreendedores mirins. Projeto faz parte do Programa Crer&Ser.

 

Nesta quarta-feira (28), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Terezinha foi palco da primeira edição da feira de produtos artesanais e naturais da rede municipal, chamada de “NatuEdu”. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, teve como objetivo valorizar os produtos feitos pelos próprios alunos, incentivando a educação financeira, o empreendedorismo e a consciência ambiental.

 

A feira, que faz parte do Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação (Crer&Ser), promovido pela Secretaria de Educação, teve como destaque os produtos da horta pedagógica cultivados pelos próprios alunos. As crianças do Infantil III foram responsáveis pela comercialização dos produtos, que incluíam legumes e vegetais frescos, além de receitas saudáveis e sem açúcar.

 

“Este é um projeto que trabalha desde o conceito pedagógico, primando pelas ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com as crianças junto à horta, ensinando-as a plantar, a como colher, e que agora ensina o empreendedorismo, a partir do que eles mesmo produziram. Isso aqui é para a vida. Não é simplesmente uma vivência dentro da unidade”, reiterou o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida

 

“Quando se trata de crianças de CMEI, muitas vezes restringimos nosso trabalho e limitamos o potencial de aprendizado e desenvolvimento delas. No entanto, acreditamos firmemente que elas possuem habilidades surpreendentes e são capazes de grandes conquistas. Tudo o que é necessário é o investimento adequado da nossa parte”, complementou o secretário.

 

O projeto da horta pedagógica e culinária saudável busca desenvolver habilidades empreendedoras, financeiras e sustentáveis nas crianças, proporcionando uma compreensão mais ampla do sistema monetário, trabalho em equipe, gestão financeira e tomadas de decisões. Além disso, visa conscientizar sobre a importância da agricultura orgânica, alimentação saudável e sustentabilidade.

 

A feira teve início às 11h e contou com a participação entusiasmada da comunidade escolar. Houve ainda uma edição especial às 16h para os estudantes do período integral, ampliando o alcance do evento e envolvendo mais crianças.

 

A professora Leni Aparecida Rodrigues, do CMEI Santa Terezinha, expressou sua satisfação em trabalhar com os alunos no projeto da horta pedagógica: “Para nós, tem sido maravilhoso ver os resultados. Hoje, aqui, estamos empolgados, pois é a primeira vez que participam de uma feira assim.”

 

Ana Paula Werzel da Rocha, diretora do Departamento de Educação Básica, ressaltou a importância da feira e elogiou a educação de qualidade proporcionada pelos CMEIs municipais: “Isso aqui é uma pequena amostra de uma educação de qualidade que é desenvolvida em todos os nossos CMEIs. É a educação infantil sendo levada a sério, com compromisso e competência”, disse.

 

HORTA EMPREENDEDORA

 

A feira faz parte do projeto “Horta Pedagógica e Culinária Saudável numa Perspectiva Empreendedora”, que visa transformar a horta pedagógica em uma horta empreendedora, onde as crianças são protagonistas de todo o processo, desde o plantio até a venda dos produtos. A feira “NatuEdu” representa uma oportunidade para as crianças do Infantil III desenvolverem competências valiosas para a vida, aplicando, de forma lúdica, conceitos de controle financeiro e empreendedorismo.

 

A metodologia do projeto é dividida em três etapas. Na primeira, as crianças cultivam mudas nos canteiros da horta pedagógica, aprendendo sobre o crescimento das plantas, adubação orgânica e alimentação saudável. Na segunda etapa, as crianças cuidam dos canteiros, regando e utilizando caldas orgânicas, enquanto o Infantil III realiza atividades de culinária saudável e sem açúcar, explorando noções matemáticas e do sistema monetário, empreendedorismo e gestão financeira.

 

A culminância do projeto ocorre na terceira etapa, com a realização da feira “NatuEdu”. Neste ponto dos trabalhos, as crianças utilizam uma moeda desenvolvida especialmente para a ocasião e vendem os produtos da horta e as receitas sem açúcar para a comunidade escolar. Essa experiência proporciona um momento de destaque e protagonismo infantil, permitindo que as crianças apliquem o conhecimento adquirido durante as aulas, realizando o atendimento ao público e manuseando o dinheiro fictício.

 

O projeto está previsto para ocorrer ao longo do ano letivo, com a realização de três edições da feira “NatuEdu”. Os recursos arrecadados com as feiras serão aplicados, conforme decisão coletiva, com as turmas do Infantil III, promovendo uma participação ativa dos alunos na gestão dos recursos.