
Secretaria de Educação premia segundo e terceiro lugares do Desafio Matific Guarapuava
01/09/2023
As Escolas Iná Ribas Carli e Ariel José Pires tiveram dois dos melhores resultados da competição.
As inovações na tecnologia educacional em Guarapuava vêm proporcionando melhores resultados pedagógicos e metodologias participativas e atrativas em sala de aula. Desta forma, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a primeira edição do desafio Matific.
“O Desafio Matific não se trata apenas de uma competição, mas sim de aprendizado e crescimento, porque queremos que nossos alunos percebam que a matemática pode ser empolgante, divertida e desafiadora. Estamos unidos em nossa missão de elevar o nível de conhecimento educacional e contribuir para a formação de cidadãos competentes em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia”, sublinhou o secretário de educação, Pablo de Almeida.
Recompensando a dedicação e comprometimento da comunidade escolar, a Secretaria de Educação visitou e realizou a entrega de medalhas e certificados para duas das escolas classificadas no pódio da competição.
Nesta quinta-feira (31), a Escola Municipal Iná Ribas Carli, classificada no segundo lugar, recebeu a equipe da SME. A instituição teve 99.38% de acessos e 87.97% de precisão de acertos. Já na sexta-feira (1), foi a vez da Escola Municipal do Campo Professor Ariel José Pires ser premiada. A unidade que ficou em terceiro lugar teve 96,21% de acessos e 87.81% de precisão de acertos.
A vitória do Desafio ficou com a Escola Municipal Professora Elcidia de Santa Maria Pereira. No dia 25 de agosto, a instituição também recebeu a visita da SME, que realizou a entrega de medalhas para a equipe pedagógica e alunos.
“O ensino da matemática é reconhecido como um dos maiores desafios educacionais. Tornar essa disciplina atrativa e significativa é uma questão indispensável. Então, o objetivo do desafio Matific é proporcionar essa competição saudável, recheada de desafios e aprendizagem. Todos querem ganhar o primeiro lugar, mas independentemente da posição, o processo se torna mais importante, pois na medida em que vão alcançando suas pontuações tão desejadas, estão aprendendo ao mesmo tempo”, ressaltou a diretora do Departamento de Tecnologia Educacional da SME, Jessica Kiczevi.
Confira abaixo as melhores classificações:
1° lugar – Escola Municipal Professora Elcidia de Santa Maria Pereira: 100% de acessos e 87,92% de precisão de acertos.
2° lugar – Escola Municipal Iná Ribas Carli: 99.38% de acessos e 87.97% de precisão de acertos.
3° lugar – Escola Municipal do Campo Professor Ariel José Pires: 96,21% de acessos e 87.81% de precisão de acertos.
Para a diretora da Escola Municipal Iná Ribas Carli, Pamela Luy Martins, a classificação em segundo lugar é gratificante e importante, não apenas para a equipe pedagógica, como também para os alunos que fizeram acontecer.
“Eu me senti muito feliz com o resultado que a nossa escola teve. Foi bastante merecedor pois houve um esforço conjunto entre alunos, professores e os pais. O envolvimento da equipe diretiva e pedagógica também foi fundamental para que todos da escola atingissem essa meta dentro do jogo, de duzentas estrelas por aluno. O matific torna a matemática cada vez mais leve e divertida, de maneira que eles aprendem brincando. O estudo fica mais leve”, relatou.
O Desafio Matific Guarapuava é uma parceria entre a plataforma e a Secretaria de Educação. Além do aprendizado e diversão, a iniciativa foi uma preparação para a quinta edição das Olimpíadas Matific, a maior competição on-line de matemática para alunos do Ensino Infantil e Fundamental, que vai ser realizada entre os dias 11 a 15 de setembro em todo o País.