Secretaria de Educação e Sesc formam duas turmas de EJA

02/07/2015

Há 14 anos, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino ofertada pela Secretaria de Educação de Guarapuava e o Sesc. Ivan Ferreira do Nascimento, 49 anos, foi um dos alunos. O operador ecológico empenha-se para oferecer aos cinco filhos o que não teve quando era mais jovem: a oportunidade de estudar. Como precisou trabalhar muito cedo, abandonou a sala de aula antes mesmo de chegar ao ensino médio. Porém a vontade de retomar os estudos sempre o acompanhou, até que a chance apareceu. Nunca é tarde para conquistar algo e, através do EJA, ele e mais 21 pessoas receberam o diploma na noite desta quarta-feira (1º). Para Ivan é a primeira de muitas conquistas. “Eu quero fazer o ensino médio e depois o curso de Engenharia Elétrica”, diz.

O prefeito Cesar Silvestri Filho entregou os diplomas durante a formatura de jovens e adultos que finalizaram o 5º ano.  “Todo individuo é capaz de buscar e conquistar o sucesso que deseja. Por isso, o município tem o compromisso em desenvolver competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional de qualidade. Cada um de vocês é um vencedor ao superar os percalços que dificultaram a oportunidade de aprendizagem. O maior patrimônio que vocês poderiam ter conseguido é o conhecimento. É ele a chave da realização dos sonhos”, afirma.

Diante de autoridades, professores, familiares e comunidade, a emoção era grande para aqueles que se esforçaram em cada disciplina. Entre letras e números, dificuldades e desafios, força e superação, os alunos concluíram um importante ciclo na educação. Sentimento de satisfação que tomou conta da formanda Isolde da Silva Essni, 56 anos, e mãe de três filhos. Depois de 46 anos, voltou a estudar. Queria aprender a ler, a contar histórias para suas duas netas e ajudá-las com as atividades da escola. Agora isso é possível. “Eu já tinha feito até a 4ª série, mas no interior e há muito tempo. Aproveitei a oportunidade para aprender mais”, comenta.

“Temos a oportunidade de escrever a mais bela história e, ao final dessa etapa, podemos dizer que esta missão foi cumprida. Almejem, acreditem no potencial de vocês, não deixem que pessoas pessimistas os digam que é tarde, que não é momento”, incentiva a secretaria de Educação, Doraci Senger Luy, ao lembrar também do empenho de toda a equipe pedagógica que contribuiu para a formatura. O incentivo dos professores é fundamental ao longo de todo o processo, principalmente no sentido de evitar as desistências. “O trabalho desenvolvido pelos docentes exige um olhar diferenciado, pois este público exige atenção especial”, destaca Doraci, citando o exemplo do aposentado Agostinho Carraro, 77 anos, viúvo, pai de sete filhos. “Faço de tudo para ter uma vida melhor, não quero parar. Eu danço, participo do grupo da Terceira Idade. Agora posso ler ainda mais, interagir melhor e evitar doenças, como aquelas que fazem a gente esquecer as coisas. Sei que tudo depende de nós, de acreditar e eu acreditei”, finaliza o morador do bairro Boqueirão.