Notícias

Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava apresenta relatório de ações desenvolvidas em 2018

12/12/2018

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura fizeram, na tarde da última quarta-feira (12), uma apresentação do relatório de ações desenvolvidas pela Secretaria no ano de 2018. No Plenário da Câmara dos Vereadores, equipes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica/FUNDEB acompanharam a explanação dos trabalhos.

De acordo com o relatório apresentado, foram investidos mais de R$ 3 milhões em reformas e manutenção de 21 escolas e quatro CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), além da inauguração de mais dois novos CMEIs, cobertura das quadras esportivas das escolas Professora Carmen Cordeiro e Professor Francisco Contini e a construção da quadra esportiva na escola Roberto Cunha e Silva.

O progresso nos investimentos na merenda escolar, como a aquisição dos alimentos da agricultura familiar, ganharam destaque na apresentação. “Em 2013, apenas 6% dos produtos da merenda vinham da agricultura familiar. A atual administração municipal colocou como meta ampliar esse índice e ano a ano garantimos a ampliação. Hoje atingimos 60%”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

A inauguração do Teatro Municipal foi uma das grandes conquistas. A obra, com investimento de R$ 5,5 milhões, foi entregue à população em junho deste ano. De acordo com o prefeito, Cesar Silvestri Filho, desde o início da gestão foi firmado o compromisso com os guarapuavanos para finalizar a obra. “Nosso Teatro Municipal é o mais moderno do Paraná. Em todo o projeto de construção, buscamos respaldo técnico com referências em teatros maiores, como o Guaíra em Curitiba. Tudo em nossa obra foi referenciado, pois sabemos que o teatro era mais do que um anseio, é um sonho realizado. Com o nosso Teatro, Guarapuava mais uma vez sobe de patamar, contando um espaço moderno, belíssimo e aconchegante, que oferece atrações culturais para toda a família”, afirma.

Além das obras, também foram apresentadas diversas ações para manutenção e desenvolvimento da educação. Com os recursos vinculados ao recolhimento de impostos federais e estaduais, foram realizados projetos pedagógicos e culturais em todas as escolas e CMEIs da rede municipal de ensino. “Esta apresentação oportuniza não apenas a divulgação dos resultados alcançados na área da educação em Guarapuava, mas também fortalece os princípios de transparência e legalidade do trabalho realizado, dando condições à Secretaria de esclarecer às duas Câmaras (CME e CACS) quaisquer dúvidas que possam existir sobre a execução do orçamento da educação e a realização dessas atividades na rede de ensino.”, esclarece a secretária Doraci.

Para a presidente do SISPPMUG, Cristiane Wainer, o momento de prestação de contas demonstra o fortalecimento da transparência das ações. “É um momento importante, pois a oportunidade de reunir os respectivos Conselhos da área para apresentar as atividades realizadas deveria ser prática constante em todos os setores da administração pública”.

“A validação do trabalho realizado pela Secretaria, através dos momentos de debate, considerações das ações, discussão do orçamento e projetos desenvolvidos, reforça o comprometimento de todos os segmentos que integram os Conselhos, assim como fortalecem o papel da Secretaria em dar visibilidade ao trabalho desenvolvido”, finaliza a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marilene Ortiz.

Publicado em 12/12/2018