Notícias

Secretaria de Educação de Guarapuava promove oficina para introdução de programa tecnológico inclusivo para crianças com deficiência

06/04/2023

A utilização da tecnologia na educação é uma tendência mundial e a administração municipal busca estar sempre atualizada com as mais recentes ferramentas e recursos disponíveis para oferecer um ensino de qualidade e acessível a todos.

 

A Secretaria de Educação de Guarapuava promoveu, na última quarta-feira (05), uma oficina para apresentação e introdução do Programa Educacional TiX para os professores da rede municipal. A iniciativa oferece recursos tecnológicos no ensino de crianças com deficiência.

 

Durante a oficina, os professores tiveram a oportunidade de conhecer as funcionalidades da tecnologia TiX e como utilizá-lo para desenvolver habilidades e competências em seus alunos, principalmente na área de letramento. Segundo Pablo Almeida, secretário de Educação de Guarapuava, a Secretaria está empenhada em garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e que suas necessidades educacionais sejam atendidas de forma individualizada. “Acreditamos que a inclusão é um caminho para a equidade e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, estamos investindo em recursos e tecnologias que possam auxiliar os professores na educação inclusiva e promover o desenvolvimento integral de cada aluno”, declarou.

 

O TiX foi desenvolvido especialmente para auxiliar os professores na educação inclusiva oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que auxiliam no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. De acordo com Ana Paula Werzel, chefe do Departamento de Educação Básica, o TiX Letramento (principal produto da plataforma) “é um equipamento que possibilita que elas [as crianças] naveguem na internet, em plataformas educativas, em jogos, e por meio de um editor de texto, escrevam e se comuniquem com o mundo externo, mesmo sem ter movimentos ou com poucos movimentos. Com o TiX, essa comunicação pode ser estabelecida de uma forma muito mais eficiente”.

 

Ana Paula considera ainda, que a utilização da plataforma é uma grande oportunidade para os professores da Rede Municipal aprimorarem suas práticas pedagógicas e melhorarem a qualidade do ensino inclusivo oferecido nas escolas. “As pessoas gostaram bastante do equipamento porque ele traz essa possibilidade. Por exemplo, uma criança com paralisia cerebral que tem apenas o piscar dos olhos, vai conseguir, através das piscadas, escrever, navegar na internet e jogar. Além disso, as crianças com limitações de movimento nas mãos também poderão escrever, mesmo com movimentos limitados. Este equipamento traz inúmeras possibilidades de aprendizado”, a chefe de Departamento. 

 

A professora Denise Neves, que acompanhou as mais de 4h de oficinas, ressaltou a importância da iniciativa para a inclusão estudantil. “No âmbito escolar, os professores atendem a alunos com distintas necessidades, como deficiência intelectual, transtorno global do desenvolvimento (autismo), paralisia cerebral, cegueira, deficiência física, baixa visão, surdez, alunos com múltiplas deficiências, entre outras. É preciso levar em consideração as especificidades de cada aluno, tanto na sala de aula regular, quanto nas Salas de Recursos. O programa proporciona acessibilidade para aqueles alunos que precisam de materiais e ferramentas diferentes para ter acesso ao conhecimento, permitindo que tenham alternativas que contemplem sua singularidade contribuam para o processo de inclusão”, disse.

 

A utilização da tecnologia na educação é uma tendência mundial e a administração municipal busca estar sempre atualizada com as mais recentes ferramentas e recursos disponíveis para oferecer um ensino de qualidade e acessível a todos.