Secretaria de Educação de Guarapuava promove curso de “Boas Práticas de Alimentação” para merendeiras da rede municipal de ensino

09/05/2023

Até o fim do curso, mais de 200 profissionais do setor participarão da capacitação. O treinamento é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Integrando o Projeto “Saberes e Sabores”, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação (SME), e do Departamento de Alimentação Escolar, promove o curso “Boas Práticas de Alimentação” para merendeiras da rede municipal de ensino. O treinamento é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

“Quando Guarapuava é lembrada por ser uma cidade inovadora, isso diz respeito a diversas ações que nossa gestão promove. Estamos sempre promovendo ações com o intuito de entregar um serviço público de qualidade para a população. Primamos por uma gestão inovadora e diferenciada. Ou seja, a partir deste curso, pensamos na qualidade de trabalho e na segurança, tanto das servidoras, quanto na qualidade de vida e na saúde dos alunos da rede municipal de ensino”, disse o prefeito Celso Góes.

“Estou muito feliz em poder proporcionar esse curso para vocês. Já estávamos planejando realizá-lo há bastante tempo e agora, finalmente conseguimos concretizá-lo. Essa formação é apenas o início de toda a capacitação. O principal intuito é o de melhorar cada dia mais a alimentação das nossas crianças, entregando um serviço de qualidade e que serve de referência para outras cidade”, pontuou secretário de Educação do município, Pablo Almeida.

O curso inédito no município e que iniciou nesta terça-feira (9) e irá até o dia 30 do mês de junho, foi dividido em três partes. Executado pelo SENAC, o treinamento consiste em relembrar questões de boas práticas no ambiente de trabalho das pessoas que trabalham como merendeiras.

“Neste primeiro momento, o curso tratará de forma detalhada sobre o controle de pragas, perigos, microbiologia básica, higienização do ambiente e regras sobre o controle de fornecedores, além de procedimentos de coleta e amostras”, explicou a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar, Andréia Turkot.

O segundo curso, irá tratar sobre o preparo de doces sem açúcar. Essa parte, será destinada, preferencialmente, a profissionais de cozinha dos CMEI, pois em atenção às normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), não são oferecidos para crianças com até 3 anos de idade, alimentos com adição de açúcar, mel e ou adoçantes.

Já a terceira parte do treinamento abordará o assunto “Técnicas de Cozinha para Merendeiras”, com destaque para normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As aulas práticas serão realizadas nas dependências do Departamento de Alimentação Escolar.

“Essa parte do curso consiste em ter como base a utilização de alimentos in natura, ou minimamente processados. Com isso, serão respeitados hábitos alimentares e a cultura dessas pessoas. Questões de sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região, também serão abordadas e levadas em conta nas aulas”, acrescentou Andréia.

“Este curso é muito importante para mim, pois faz um ano que eu estou trabalhando no setor de alimentação escolar. Somente hoje, já aprendi muita coisa que ainda não sabia sobre o assunto e estou gostando muito”, contou a merendeira da Escola Capitão Wagner, Leonice Siqueira Ilêncio.