Notícias

Secretaria de Educação de Guarapuava lança o projeto “Segurança e educação na melhor direção”

31/05/2023

Por meio do Departamento de Transporte Escolar será realizado a distribuição de cartilhas e folders educativos para os alunos de todas as unidades da rede municipal e estadual de ensino de Guarapuava.

 

Com o intuito de promover orientação e conscientização sobre as boas práticas na condução do Transporte Escolar, na manhã desta quarta-feira (31) a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME), em parceria com a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN), promove orientações referente ao assunto para as crianças que utilizam o meio de transporte disponibilizado pelo município. 

 

“Sabemos que o ambiente escolar é formado não somente pelos alunos, mas também pelas famílias, professores e a comunidade como um todo. Então, esta ação se torna de extrema importância, pois além de orientar as crianças sobre educação no trânsito, também tem o intuito de levar esta mensagem até os pais e a sociedade para que se tenha essa conscientização”, enfatizou o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida. 

 

Durante a manhã, a ação iniciou na Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira e ao todo 40 alunos participaram das orientações que foram desde as responsabilidades (direitos e deveres) de cada agente envolvido no transporte  escolar, até educação no trânsito e vias como um todo. 

 

“Por meio da Secretaria de Educação e do nosso departamento, em conjunto com os gestores das escolas,  motoristas e os pais, queremos oferecer um modelo com segurança e acesso regular do aluno à escola, colaborando assim, para melhor desempenho escolar”, explicou a diretora do Departamento de Transporte Escolar da SME, Ana Paula Amaral.

 

O secretário da SETRAN, Adalberto Campos, explica  sobre a importância em levar essa conscientização para as crianças. 

 

“O principal objetivo em iniciar essas orientações com as crianças, é para que elas cresçam com esse pensamento consciente e diferenciado sobre o respeito no trânsito. Com isso, esperamos que quando elas chegarem à fase adulta e tirarem sua Carteira de Habilitação (CNH), ou até mesmo como pedestres, elas possuam atitudes de empatia e educação neste ambiente”, sublinhou.

 

“Eu gostei muito da palestra, pois eu venho até a escola de van com o ‘tio Vanderlei’. Agora vou prestar mais atenção ainda”, contou Henrique de Lima, 8 anos, aluno da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira.

 

Ao todo, mais de 4 mil alunos utilizam o transporte escolar disponibilizado pelo município. Além desta ação que foi realizada pela manhã, outras unidades escolares também receberam a equipe para orientação dos alunos sobre este tema.