Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove evento para valorizar o papel das mulheres no setor imobiliário e da construção civil

28/07/2023

A programação contou com o compartilhamento de experiências e informações técnicas, por meio de palestras com profissionais do ramo.

 

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMD), promoveu na noite desta quinta-feira (27), o evento “Mercado Imobiliário e Construção Civil para Elas”, com o objetivo de valorizar o papel das mulheres e impulsionar a participação delas no setor imobiliário e da construção civil.

 

“Nós estamos aqui porque nós queremos também o nosso espaço no seguimento da construção civil, porque nós temos um aumento de cento e vinte por cento de atuação de mulheres nesse segmento. São mais de duzentas mil mulheres atuando nesse segmento e hoje se nós falarmos em corretores imobiliários, as mulheres já são a maioria também. Então, não tem como não fazer um evento para falar sobre isso. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está aqui para apoiar ainda mais este crescimento e o desenvolvimento desses setores, por isso trouxemos pessoas que acreditamos que vão fazer a diferença na vida de todos aqui presentes”, destacou a secretária da Pasta, Janaína Naumann.

 

A programação contou com o compartilhamento de experiências e informações técnicas, por meio de três palestras com profissionais do ramo.

 

Com o tema “Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho”, a primeira explanação da noite foi com a empresária do ramo imobiliário, Aline Sabka, que atua no mercado imobiliário há 16 anos.

 

A segunda palestra teve o tema “Rompendo Barreiras e Alcançando o Sucesso”, com a advogada Sabrina Ramos. Sabrina atua no Núcleo Maria da Penha e é especialista em direito imobiliário.

 

Já a terceira palestra da noite abordou o assunto “Neurociência na Construção de uma Marca Forte”, com a administradora Josielly Lima Guimarães, que construiu sua carreira focada em neuromarketing, neurociência e filosofia.

 

A palestrante convidada Aline Sabka, corretora imobiliária na cidade de Joinville, Santa Catarina, comentou sobre a importância da organização de eventos para estes setores. Segundo Aline, em encontros assim, além de conversar sobre o segmento, as mulheres também conseguem estabelecer conexões entre si.

 

“Esse evento maravilhoso é essencial para toda mulher que está no mercado da construção civil, sendo corretora de imóveis, sendo engenheira, sendo fornecedora, enfim, a gente precisa cada vez mais se posicionar, se unir e valorizar cada uma de nós como mulheres e isso é muito importante. Isso não quer dizer que a gente quer ser melhor do que os outros, mas a gente quer ter as nossas oportunidades, poder crescer e poder trabalhar tanto quanto a gente já tem trabalhado há tantos anos. E nesse sentido, se empoderar também. Quero parabenizar a organização do evento e que seja cada vez mais difundido, para que mais mulheres possam estar presentes”, disse a empresária.

 

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Lopes, contou que foi incentivada a ir ao evento pela sua professora da graduação e que o encontro também a incentivou a continuar no segmento.

 

“Eu achei interessante vir para conhecer, porque na área da construção civil a gente tem, querendo ou não, um pé atrás por ser mulher, e eventos assim nos ajudam a saber que a gente pode fazer o que quiser”, expressou Fernanda.

 

Já Thais Gonçalves, comentou sobre como o evento ajuda a inserir mulheres nestes setores.

 

“Eu trabalho no ramo da construção civil, em uma empresa de materiais de construção. Então, eu achei super importante a iniciativa de ter um evento voltado para o público feminino. Achei essa iniciativa maravilhosa, justamente para inserir mais mulheres neste mercado”, contou.

 

A presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (CACICOPAR), Esabel Sczeuczuk, no ato representando o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira, ressaltou sobre a importância de impulsionar mulheres em segmentos marcados como masculinos.

 

“As mulheres não querem ser melhores que os homens. Nós não queremos ser melhores que eles. Nós queremos ser tão boas quanto eles e, porém, podemos ser ainda melhores. É isso que causa o desenvolvimento e é por isso que nós estamos com essa sala cheia. Nós nos empoderamos do trabalho e do desenvolvimento, entendemos que é um papel muito importante e nós precisamos estar à frente de situações. Fazendo a diferença, promovendo a melhoria na vida das pessoas e, porque não, provocando encontros como esse, que geram o desenvolvimento da mulher”, salientou Esabel.

 

Para ver mais fotos do evento CLIQUE AQUI.