
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SEBRAE promovem palestra sobre merchandising para empreendedores do município
21/07/2023
O evento foi destinado para empreendedores do município, e integra o Programa Desenvolve Guarapuava, por meio do eixo Gestão e Negócios.
Na manhã desta sexta-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava (SMD), em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promoveu a palestra “Oferte uma experiência diferenciada para seus clientes através da ferramenta merchandising”.
“O objetivo principal é fomentar ainda mais nosso comércio local, dar oportunidade de crescimento para os empresários que aqui estão inseridos e que acreditam no potencial de Guarapuava. Além das palestras, nós temos outras atividades junto com o SEBRAE que são desenvolvidas com este objetivo, para este ano e também já para o ano de 2024”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann.
Com o objetivo de desenvolver estratégias eficientes de exposição de produtos para tornar os pontos de vendas mais agradáveis para os clientes, a palestra foi ministrada pela palestrante e designer comercial, Lúcia Helena Soares de Almeida. Durante a ocasião foram abordados temas como: O que é o visual merchandising, como empregar a técnica dentro do meu ponto de venda (PDV), Designer Sensorial pode fidelizar o cliente e qual a forma mais atraente de dispor meu produto.
O Visual Merchandising é uma ferramenta do marketing que atua no ponto de venda e engloba todo e qualquer elemento que visa melhorar a experiência do consumidor e fortalecer a imagem da empresa perante seus clientes, e consequentemente, gerar vendas.
“O Visual Merchandising acontece desde o lado exterior da loja, como na fachada e em vitrines externas, e no interior da loja com os corredores, iluminação, sonorização, exposição de produtos, provadores, entre outros elementos. Na aparência geral e postura da equipe influencia na imagem da loja e é considerada parte do Visual Merchandising. Além do processo geral de experiência do cliente como um todo, formas de pagamento, sacolas onde o produto será carregado, sinalização dentro da loja, relacionamento com o cliente e o pós-venda”, explicou a palestrante.
Ainda durante a palestra, foi abordado sobre a experiência de compra pela qual os consumidores passam, o qual é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de uma empresa, pois segundo Lúcia, é a partir dessa experiência, do impacto causado, que o cliente cria uma imagem positiva da empresa e a partir dessa imagem, realiza a compra.
“O aspecto visual da loja quando convidativo e agradável, faz com que o cliente se sinta em seu ‘habitat natural’, por isso é tão importante um estudo complexo sobre o público alvo. Para só assim entender o que estes buscam e oferecer-lhes no ponto de venda, o que faz com que eles comprem”, completou Lúcia.
O evento, voltado para empreendedores do município, aconteceu na sede do SEBRAE de Guarapuava e contou com a presença de mais de 30 empreendedores locais.