
Secretaria de Cultura participa do “I Encontro Presencial do Fórum G7” de gestores culturais do Paraná, em Ponta Grossa
12/04/2023
No encontro foi criado um cronograma que contempla a formalização do grupo de gestores quanto agente de articulação cultural.
Nos dias 11 e 12 de abril, terça e quarta-feira, a Secretaria de Cultura de Guarapuava participou do “I Encontro Presencial do Fórum G7” de gestores culturais do Paraná. O evento sediado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolveu-se em diferentes espaços culturais da cidade, com a acolhida aos participantes acontecendo no Cine-Teatro Ópera.
O Fórum G7 é formado por gestores culturais dos municípios de Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel e começou a realizar diálogos de maneira mais formal em 2019, desde então, a aproximação tornou-se cada vez mais frequente.
“Nunca houve uma movimentação desta proporção envolvendo gestores de cultura do interior do Paraná. Todos os municípios, na sua pluralidade cultural, se encontram em vários pontos. A principal ideia do grupo é articular a descentralização cultural do estado e criar programações que envolvam todos os municípios, cada um com sua colaboração. Essa união é histórica. Estes gestores juntos representam mais de dois milhões de paranaenses e diferentes cenários culturais vibrantes. Essa representação nos dá argumentos para articulações e criação de projetos. É uma só voz falando que a cultura do interior do Paraná é potente. Juntos podemos fazer grandes coisas”, ressaltou a secretária de Cultura, Rita Felchak.
A proposta é ter um espaço de colaboração entre os municípios, com trocas de experiências, desenvolvimento de projetos e ajuda para seleção de editais. A reunião, sediada em Ponta Grossa, alinhou pontos, levantou possibilidades de projetos e durante ela foi criado um cronograma que contempla a formalização do grupo quanto agente de articulação cultural.
O coordenador do Fórum G7 e também secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, destaca ainda que neste ano vão se aplicar duas leis que irão fazer diferença no cenário cultural no Brasil: Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2.
“As novas leis devem transformar o cenário cultural e esses municípios, que são destaque no Estado, precisam estar atualizados quanto às mudanças para melhor adequarem-se a elas, o que pode ser feito com essa união, parceria e troca de informações”, enfatizou .