Secretaria de Assistência Social atende famílias atingidas pela chuva em Guarapuava

07/06/2014

Ainda estava escuro quando as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil foram acionadas na manhã deste sábado (07) para atender as famílias atingidas pela chuva. “Tivemos a informação, do Corpo de Bombeiros, apenas de sexta para sábado choveu 26 milímetros, metade do volume de água registrada nos primeiros dias de junho e isso agravou o volume de água em rios que já vinha aumentando com as chuvas que ocorreram ao longo da semana”, explica o secretário de Assistência Social, Abraham Haick.

Até o momento, as equipes do plantão da Secretaria de Assistência Social e Desefa Civil atenderam famílias nos bairros São Vicente, Vila Carli, Vila Karen, Industrial, Xarquinho, Jardim das Américas, Vila Bela, Primavera, Bairro dos Estados, Paz e Bem, Concórdia, além da área rural na Vila Jordão.  De acordo com o último levantamento da Secretaria, 150 pessoas estão desabrigadas e serão encaminhadas para o Escola Municipal Roberto Cunha e Silva, no Pinheirinho, onde receberão todo atendimento necessário, como alimentação e atenção à saúde. “As equipes estão comprometidas para prestar um atendimento humanizado a quem precisa. Estamos preparados com lonas, alimentos e benefícios emergenciais para doação”, explica Abraham Haick.

O prefeito Cesar Silvestri Filho também está acompanhando os trabalhos das equipes em vários pontos da cidade desde as primeiras horas da manhã. “As equipes também foram orientadas para fazer um levantamento das famílias que estão em situação de risco iminente. E isso releva a importância dos projetos habitacionais que estamos executando nestas regiões para realocação dessas famílias que vivem em situação de risco”, explica o prefeito ao lembrar que os terrenos para construção de casas no Xarquinho e Jardim das Américas já foram definidos e o já está em andamento junto a Caixa Econômica Federal.

As equipes do plantão das secretarias de Assistência Social e Saúde também informam que as pessoas que precisarem de ajuda devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (42) 3623-7995 ou diretamente, no Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Secretaria de Obras e SURG fazem atendimento emergencial em bairros de Guarapuava

Além dos atendimentos da Secretaria de Assistência Social e da Saúde, a Secretaria de Obras também está trabalhando, de forma emergencial, em diversos bairros de Guarapuava para desobstruir galerias e fazer a limpeza dos córregos. Situações foram registradas nos bairros São Vicente, Vila Carli, Vila Karen, Industrial, Xarquinho, Jardim das Américas, Vila Bela, Primavera, Bairro dos Estados, Paz e Bem, Concórdia, além da área rural na Vila Jordão. “Estamos com as máquinas fazendo todo o trabalho emergencial desobstruindo as galerias pluviais e fazendo a limpeza de córregos para que a água da chuva possa escoar com mais facilidade”, informa o presidente da SURG, Fernando Damiani.

Secretaria de Saúde orienta sobre medicamentos de uso contínuo

Os atendimentos das equipes da Secretaria de Saúde seguem junto com o Corpo de Bombeiros e Assistência Social para garantir a saúde da população que está em situação de risco. “É importante que as pessoas não entrem na água, que pode estar contaminada e se mantenham aquecidos”, explica a técnica da Secretaria de Saúde, Eliane de Carli que também lembra sobre a importância do uso de medicamentos de uso contínuo. “Muitas pessoas que precisam de insulina ou outros remédios de uso contínuo perderam seus medicamentos na água, por isso é importante pedirem novos medicamentos, na UPA do Batel para darem continuidade ao uso”.