Notícias

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DISPONIBILIZA CURSO DE AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL

29/11/2017

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Senai, oferta o curso de auxiliar de manutenção predial, que engloba diversas áreas da construção civil, como parte hidráulica e elétrica de obras. O curso já começou, porém ainda há disponibilidade de 20 vagas. A inscrição é gratuita.

 

O curso tem duração de 3 meses com carga horária total de 160 horas, divididas entre técnicas de construção civil e formação cidadã, com direito a certificado de qualificação profissional emitido pelo Senai. De acordo com a coordenadora de benefícios da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Agatha Barreto, o curso faz parte das ações complementares do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Nossa cidade para por uma grande expansão na demanda de construções civis. A Cidade dos Lagos é um grande exemplo disso. O objetivo do curso é qualificar e formar profissionais nessa área, sejam eles homens ou mulheres, para que ocorra o aumento da empregabilidade aos atendidos pela Bolsa Família e Cadastro Único”, explica.

 

Para fazer a inscrição é preciso ter acima de 18 anos, o ensino fundamental completo e ser beneficiário do Bolsa família ou ter o Cadastro Único. Os interessados deve comparecer no Senai, com documentos pessoais (RG e CPF), o Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de endereço até o dia 1º de dezembro. A formação ocorre toda segunda e quarta-feira, das 18h30 às 22h30, na extensão do CRAS II, localizado à Rua das Domésticas, nº35, Residencial 2000.

 

EMENTA DO CURSO:

FORMAÇÃO PROFISSIONAL (112h):

Alvenaria – Corte e preparo das paredes: chapisco, emboço, reboco, aplicação de massa corrida e gesso; Substituição de azulejo e pisos; Reparos (trincas e fissuras).

Carpintaria – Noções práticas sobre peças de madeiras: peças de madeiras (medir, riscar, serrar, aplainar, esquadrejar, fazer encaixes, colar, pregar, parafusar); Uso das ferramentas básicas; Ajuste de portas e janelas; Substituição e colocação de fechaduras e fechos.

 Hidráulica- Noções práticas sobre tubos e conexões: medir, serrar, soldar, roscar tubos (PVC, FG, cobre); Regulagem de válvulas e desentupimentos.

Elétrica – Noções práticas sobre componentes: montar, identificar problemas, reparar e substituir; Emendar e conectar condutores, identificar fase e neutro.

Pintura – Noções práticas sobre tintas: preparo das superfícies a serem pintadas e repintadas; Aplicação dos tipos de tintas (óleo, esmalte, verniz, PVA, látex).

FORMAÇÃO CIDADÃ (48h): Relações interpessoais; Saúde e segurança no trabalho; Meio ambiente e ética e cidadania.