Notícias

Secretaria de Agricultura realiza treinamento para assistentes de inspeção em frigorífico de Guarapuava

29/08/2022

Na última sexta-feira (26), a Secretaria de Agricultura, por meio do Departamento de Inspeção de Origem Animal do Município de Guarapuava (SIM/POA), realizou um treinamento para cerca de 20 funcionários de um frigorífico do município. A ação tem o intuito de orientar os funcionários que auxiliam os médicos veterinários oficiais nas linhas de inspeção durante a operação de abate no frigorífico.

 

“Quando está tendo o abate dos animais, a gente verifica se tem algum tipo de lesão nos órgãos ou nas carcaças, algum sinal relacionado a uma doença que possa chegar ao consumidor. Isso é feito nas várias linhas de inspeção e cada uma dessas linhas precisa de uma pessoa que saiba como cortar cada peça, como inspecionar, identificar algum tipo de lesão e este treinamento objetiva treinar os funcionários para realizar esse tipo de serviço no órgão ou na carcaça, fazendo uma espécie de triagem para que o médico veterinário oficial possa dar o destino correto, evitando que a saúde do consumidor seja lesada”, destacou Elizangela Coradassi, diretora do Departamento de Inspeção da Secretaria de Agricultura.

 

Entre os pontos abordados no treinamento, houve destaque para termos e definições de lesões que podem ser observados nas linhas de abates. Além disso, foram mostrados vídeos e fotos de como identificar, manipular e diferenciar as lesões que podem ser encontradas nos animais. O médico veterinário Maurício Zambrônio Afonso, reforça a importância da inspeção que é realizada em 100% dos animais, para que com isso, os produtos que chegam ao consumidor sejam da melhor qualidade.

 

“Dependendo da velocidade do abate, você vai ter mais ou menos auxiliares de inspeção. Cem por cento dos animais e das vísceras são inspecionados para que a gente consiga reduzir ao máximo os problemas para o consumidor. As zoonoses são um exemplo disso, pois são doenças que passam dos animais para o homem, podendo acontecer através dos alimentos. Esse é um grande trabalho que garante que o produto está saindo com qualidade até chegar nos estabelecimentos que os comercializam”, explicou.

 

Para Milena Pontarollo Machado, médica veterinária e responsável técnica pelo abatedouro e fábrica do Frigorífico Padilha, o treinamento dos colaboradores é de extrema importância para a qualidade final dos produtos que saem do estabelecimento.

 

“A gente está treinando sempre os colaboradores. Esses treinamentos acontecem periodicamente. Em média, saem 300 quilos de produtos da nossa fábrica. Então, se faz necessário esse treinamento para que os nossos funcionários saibam identificar qualquer problema que venha ter na carcaça e que possa comprometer a qualidade dos nossos produtos”, salientou.

 

A equipe do SIM/POA é responsável pelo registro e fiscalização das empresas que manipulam, transformam, industrializam e embalam produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos e mel). E tem a finalidade de promover a manutenção da qualidade higiênico-sanitária dos produtos e um desses procedimentos ocorre por meio dos treinamentos periódicos dos assistentes de inspeção.