Notícias

Secretaria de Agricultura promove reunião com a Caixa Econômica Federal 

24/10/2022

O evento foi para discutir a liberação de uma linha de crédito para pequenos produtores. 

 

Os pequenos produtores são responsáveis por boa parte dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros. Mesmo com esta grande importância, eles, por muitas vezes, não são o foco de incentivos e facilidades para a compra de equipamentos e acesso às tecnologias. Pensando nisso, e para mudar esta realidade, na manhã desta segunda-feira (24), servidores da Secretaria de Agricultura, participaram de uma reunião com a Caixa Econômica Federal para sanar dúvidas em relação ao acesso ao crédito para pequenos produtores.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, ressalta a importância de investir neste setor, principalmente no trabalho do pequeno produtor rural. 

 

“Ações como esta são de extrema importância, pois os pequenos produtores são responsáveis por 70% da produção de alimentos no Brasil. Ou seja, investir no agro e na agricultura familiar é investir diretamente em nossa cidade, e em nosso País. Com isso, estamos fomentando a nossa economia” enfatizou o prefeito. 

 

O Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, explica sobre o objetivo da reunião e a sua importância. “O objetivo desta reunião foi orientar a nossa equipe técnica que irá elaborar os projetos, tanto de custeio, quanto de investimento para que o agricultor possa acessar este crédito e consiga investir em sua propriedade. Ou seja, esta ação faz toda a diferença, pois muitas vezes o agricultor, principalmente o pequeno agricultor, não tem esse crédito disponível. E com isso, orientado pela nossa equipe, ele poderá realizar este investimento”, destacou o Secretário. 

 

As principais dúvidas sanadas durante a reunião, foram em relação às taxas de juros, prazos, quem poderá acessar este crédito, qual a documentação necessária e sobre o sistema de garantia.

 

Alex Ricardo Peterlini, gerente de carteira de Pessoa Jurídica (PJ) da Caixa Econômica Federal, ministrou a reunião e respondeu às perguntas dos integrantes da equipe técnica da Secretaria de Agricultura. Ele falou ainda sobre como funciona o sistema para cadastramento e acesso ao crédito. “O intuito principal desta reunião, além de unir forças da nossa Agência com a Secretaria, foi simplificar o acesso ao sistema para cadastramento que a equipe técnica terá que realizar. Em síntese, além da facilidade para o pequeno produtor ser beneficiado, a parte de preenchimento também foi facilitada. Antes era uma planilha com quase quatorze abas e vários itens que tinha que preencher. Agora é uma página só, em meia hora, já está pronto”, sublinhou o gerente. 

 

Para maiores informações sobre este recurso, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (42) 3629-6112 ou contato com o gerente Alex Peterlini pelo WhatsApp (42) 99931–0706