Notícias

Secretaria da Saúde apresenta contas referente ao 3° quadrimestre de 2020

24/02/2021

 O compromisso com a  transparência  fez um raio x da Secretaria de Saúde em uma audiência pública nesta quarta-feira (24), com a prestação de contas referente ao 3° quadrimestre de 2020 (setembro a dezembro). Na Câmara de Vereadores, representantes da Secretaria  apresentaram dados de todos os setores da Saúde.

 

“Nos últimos meses de 2020, investimos cerca de 25,29% do orçamento municipal, ultrapassando o mínimo de 15% estipulado pela Constituição Federal. Também tivemos uma grande conquista de não registrar nenhum óbito materno, tudo isto só demonstra que Guarapuava segue priorizando a saúde”, declarou o prefeito Celso Góes.

 

Frente ao cenário pandêmico, também foi destacado o investimento no combate a Covid-19, o relatório apresentou o repasse da União que soma mais de R$ 1,5 milhão.

 

“Mesmo com a vacina, ainda vamos continuar por muito tempo com esta realidade. O investimento em saúde é necessário, mas temos que ter consciência que a melhor medida de contenção do vírus é seguir com o distanciamento, higienização e medidas restritivas”, destacou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

 

Além disso, outros dados foram ressaltados como a realização das consultas da Atenção Básica, sendo mais de 62 mil. O Laboratório Municipal também teve uma alta demanda, com 73 mil exames. Já o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde) realizou 39 mil exames, entre especialidades e atendimentos crônicos. O Samu totalizou atendimento para mais de 4 mil chamadas.

 

A prestação de contas é realizada três vezes ao ano, apresentando os resultados de quatro meses de gestão. Para assistir na íntegra a audiências pública,  clique aqui