Secretaria da Mulher profissionaliza pedreiras e eletricistas

19/10/2015

Aprender um ofício no qual poucas mulheres atuam e empoderá-las para serem independentes. Esses são os objetivos dos cursos profissionalizantes na área da construção civil oferecidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, que tiveram início esta semana no Distrito da Palmeirinha e no bairro Xarquinho. As guarapuavanas estão tendo a oportunidade de aprender os ofícios de pedreira e eletricista num curso que alia teoria e prática, o que garante a profissionalização, através de um convênio com o Governo Federal. O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve na aula inaugural do curso de pedreira e incentivou a turma a dedicar-se na nova profissão. “Em nossa cidade está faltando mão de obra na construção civil, pois temos muitas obras paralelas acontecendo, como a construção do Hospital Regional, do shopping, de casas populares, empresas e indústrias. Com certeza as mulheres que se dedicarem à profissão têm um grande mercado de trabalho à espera”, afirma o prefeito.

A carga horária dos cursos é de 160 horas, distribuídas durante as tardes para que as mulheres possam levar os filhos para a aula, participar do curso e ainda buscá-los na escola. Para a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, a presença das mulheres na construção civil é uma tendência nos grandes centros e o objetivo da secretaria é capacitar as guarapuavanas para ocupar esse mercado. “Os cursos são um oportunidade de aprendizado, trabalho e renda para as mulheres, especialmente às trabalhadoras de casa que vivem nos bairros da cidade. Com os cursos queremos mostrar para as mulheres e para a cidade que elas podem desempenhar essas profissões”.

A dona de casa Dirlene de Fátima Pereira da Silva já tinha algumas noções de elétrica e, quando ficou sabendo do curso, foi logo fazer a inscrição para poder se profissionalizar. “Eu já mexo nas instalações elétricas da minha casa porque aprendi com meu pai, mas quero aprender a fazer da maneira certa porque a gente sabe que está correndo risco”. Maristela de Lima Oliveira quer começar uma carreira. “Eu já estou acostumada a fazer concreto. Esta semana, eu estava sarrafeando a minha casa, mas agora quero aprender mais porque, se eu souber fazer, posso mexer na minha casa e também nas casas de quem precisa, porque está bem difícil achar pedreiro”, afirma, acrescentando que quer aproveitar os próximos cursos da Secretaria da Mulher para se tornar uma profissional completa. “Quero também fazer o curso de eletricista e encanadora porque é na mesma área. Pretendo ser pedreira e ir mais além. Quero chegar a ser mestre de obras e quem sabe ser engenheira”. O curso de encanadora que aconteceria no Jordão não teve início porque o número de inscritas não alcançou o mínimo exigido. Será oferecido em outro bairro ainda este ano.