Secretaria da Mulher lança projeto multimídia “Não é sua culpa”

08/12/2020

Uma das ações que compõe a campanha dos “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência de Gênero” foi realizada nesta segunda-feira (07), com a entrega de materiais (panfletos e cartazes) em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e demais instituições que atendem mulheres no município de Guarapuava. Objetivo é dar visibilidade ao fluxo de atendimento da violência sexual, de forma que esse material chegue às mãos das mulheres que sofreram violência e tenham a informação de como e onde procurar ajuda.

O material foi idealizado e produzido pelo curso de Comunicação Social da UNICENTRO em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Rede de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres.

Queremos desconstruir a ideia de culpabilização da mulher pela violência por ela sofrida, de forma que estas se sintam acolhidas nas instituições em que visualizem os cartazes com frases que são comumente ouvidas pelas mulheres mulheres, com destaque à mensagem: ‘A culpa nunca é da vítima’., explicou Thalyta Forquim Buco, Assistente Social e Coordenadora do CRAM.

Equipe divulga informações sobre trabalho de atendimento às vítimas. – Foto: Secretaria da Mulher.

A ideia é que aos poucos as mulheres percebam que podem buscar ajuda, conheçam os serviços disponíveis e se sintam acolhidas pelas equipes de atendimento e que não carreguem mais uma  culpa injustamente atribuída à elas.

Divulgação da campanha 16 dias de Ativismo. – Imagem: Secom

16 dias

A programação dos 16 dias de Ativismo seguiu nesta terça-feira (08) com uma live promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres,  com  participação da presidenta do conselho, Adriele Inácio, e da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Sharan. O assunto foi a implementação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.  “O conselho é formado por mais de 20 instituições (governamentais e não-governamentais) e a construção desse plano é relevante no protagonismo das mulheres no município, contemplando as demandas reais da nossa sociedade. E uma das funções do Conselho é justamente fiscalizar todo esse processo e contribuir para aperfeiçoar as ações”, declarou Adriele.

Live sobre Plano Municipal dos Direitos da Mulher – Foto: Reprodução/Facebook.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, durante a live foi feita a prestação de contas de todas as ações realizadas na implementação das políticas públicas com relação ao plano municipal, visando o fortalecimento e a ampliação do alcance das mesmas.

O plano, inciado em 2016, segue até 2026 com ações contínuas e específicas, não combatendo somente a violência contra a mulher, mas garantindo os direitos que permitem mais autonomia às mulheres em diversos aspectos com o acesso à saúde, educação e cultura, trabalho, a participação política, e a promoção dos direitos humanos para a vida cidadã. Cumprimos grande parte das metas propostas, mas precisamos reafirmar as ações em algumas áreas e avançar nas políticas políticas publicas previstas no plano, afirmou a secretária Priscila Sharan.

Próximo evento
A programação segue nesta quinta-feira(10), com uma nova live no canal do Youtube do Centro Universitário Campo Real sobre o projeto Maria da Penha nas Escolas e Justiça Restaurativa.