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Secretaria de Saúde reorganiza atendimento das unidades para priorizar o monitoramento de casos suspeitos da Covid

25/11/2020

Em meio ao número crescente de casos da Covid-19 na cidade, mais guarapuavanos tem buscado por informações no serviço do call center e, por isso, nos últimos dias, têm sido realizados, em média, cerca de 150 atendimentos na triagem de novos casos. A alta demanda e a duração média das ligações, em torno de 25 minutos, podem levar ao congestionamento das linhas em alguns horários. Nesse sentido, o atendimento está sendo ampliado e  novos canais de comunicação serão criados. Porém, a equipe especializada mantém o serviço diariamente (de segunda a domingo) das 8h às 23h.

 

O 0800 está disponível para quem apresenta os sintomas da Covid-19. O atendimento é divido por equipes que, além da triagem, também fazem o acompanhamento dos casos ativos com ligações para os pacientes que estão em isolamento domiciliar, especialmente aqueles que apresentaram sintomas e comorbidades, para verificar a evolução clínica, além de dar auxílio psicológico. Outra atribuição da equipe médica é agendar os testes da Covid e avisar aos pacientes sobre os resultados, incluindo os do tipo RT-PCR enviados para o LACEN, em Curitiba, que confirmam o contágio.

 

Secom: Equipe do Call Center faz o monitoramento dos casos ativos na cidade.

 

Entretanto, o call center não é a única forma de buscar sanar as dúvidas e ser atendido em casos de suspeitas de coronavírus. Uma delas é por meio do portal TRIAGIL. Nele, a pessoa responde a um questionário desenvolvido por médicos para identificação precoce de casos de Covid-19. Quando é identificada a suspeita, imediatamente a Secretaria de Saúde é avisada para entrar em contato com o paciente. Responda as perguntas ao acessar o site aqui.

 

UBS

Ainda, tendo em vista o aumento da demanda, a secretaria de saúde reorganizou o atendimento na rede de atenção básica das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e estabeleceu como prioridade o atendimento dos casos de coronavírus para fornecer maior suporte aos pacientes.

 

As equipes das UBS já fazem o monitoramento dos casos suspeitos. Na fase atual da pandemia, decidimos em conjunto com os profissionais que acompanham a evolução dos casos no dia a dia, focar nas necessidades de pacientes graves com Covid-19 e nas emergência. Mas deixamos claro que, os pacientes que já fazem o tratamento nas unidades continuarão sendo monitorados. Não vamos abandonar ninguém, vamos cuidar de todos! Porém, priorizando mais os casos graves. Vamos continuar ligando para essas pessoas e atendendo conforme a demanda, esclareceu o secretário de saúde, Jonilson Pires.

 

Com o direcionamento dos serviços de monitoramento dos casos suspeitos para as UBS (Unidades Básicas de Saúde), a realização de parte dos atendimentos e procedimentos comuns foi suspensa por tempo indeterminado. Para saber mais sobre os serviços interrompidos nas UBS, acesse aqui.

 

Secom: Pacientes com doenças crônicas podem retirar medicamentos para dois meses de tratamento.

 

PANORAMA DO CONTÁGIO

 

Nas últimas semanas, a maior parte dos casos  está relacionada ao descuido com as medidas de prevenção, provocando um alto índice de contaminação. É o que concluiu o levantamento do Call Center, que monitora diariamente os casos ativos.

Percebemos que grande parte dos casos ativos é de pessoas que frequentaram bares, casas noturnas e, principalmente, participaram de reuniões com familiares e amigos. Nesses locais, as pessoas acabam se sentindo seguras e relaxam acreditando que não vão se contaminar, assim, não usam máscaras, não fazem higienização adequada das mãos, compartilham utensílios ou estão muito próximas. São inúmeros relatos de churrascos, aniversários e viagens. Em um deles, um estudante contagiou várias pessoas em um jantar com amigos. Reforçamos que, apesar da falta que esses momentos nos fazem, não é a hora de retomarmos esses hábitos e nos reunirmos nesses ambientes mais propícios de transmissão, ressaltou a Drª Lívia Santos.

 

São comuns os registros de casos entre pessoas que participaram de reuniões familiares. Uma das famílias atendidas, por exemplo, apresentou um quadro suspeito depois de uma confraternização com parentes.  Assim, permaneceu em isolamento e foi acompanhada pela equipe do Call Center.  Os pacientes relatam que o atendimento foi objetivo e esclareceu muitas dúvidas.

 

Uma das pessoas na festa estava com o vírus. Assim que tivemos os sintomas, ligamos para o Call Center. Eles foram muito atenciosos, direcionaram o atendimento e foram específicos sobre quais sintomas estávamos sentindo. Fui muito bem atendido, foi rápido e não tenho do que reclamar, declarou um dos membros da família.

 

Secom: Call Center marca testes e avisa os resultados aos pacientes.

 

RECOMENDAÇÕES

 

Diante do atual quadro, a população precisa redobrar a atenção com as recomendações de saúde, como retomar o cuidado no ambiente familiar, nas ruas e no comércio, além de evitar aglomerações. “Agora, todo cuidado é válido para se proteger, por isso, devemos evitar reuniões familiares ou entre amigos com aglomerações e sem proteção. Se tiver alguém com o mínimo de sintomas, deve ficar em isolamento”, complementou a Drª Lívia Santos.

 

O atendimento deve ser buscado por quem esteve em situações de exposição ao vírus como as mencionadas acima, incluindo algum familiar próximo, ou em outros ambientes de grande circulação de pessoas, ou, ainda, se houve contato com algum caso positivo e foi constatado o aparecimento dos sintomas da Covid-19. Esses são fatores que indicam um possível contágio.

 

SINTOMAS:

 

-Tosse

-Febre

-Coriza

-Dor de garganta

-Dificuldade para respirar

-Perda de olfato (anosmia)

-Alteração do paladar (ageusia)

-Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)

-Cansaço (astenia)

-Diminuição do apetite (hiporexia)

-Dispnéia ( falta de ar )

 

SERVIÇO

 

〉 Caso você precise de ajuda, ligue 0800 642 0019. O serviço do Call Center é gratuito e funciona diariamente (segunda a domingo) das 08h às 23h.

〉 Unidades Básicas de Saúde com atendimento prioritário para casos emergenciais e monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19. Para saber qual o telefone da UBS mais próxima, acesse a lista aqui.

〉 Triagil: Teste para diagnóstico de casos suspeitos de Covid:  https://triagil.com.br/guarapuava/.