Samu e Graer firmam parceria para o transporte aeromédico de pacientes

22/07/2014

Menos de um mês da inauguração da base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo), a Prefeitura de Guarapuava estabelece nova parceria em benefício da população. A atual administração municipal vai fornecer equipamentos e profissionais do Samu para que a aeronave possa atuar no transporte aeromédico. Na tarde desta segunda-feira (21), o secretário de Saúde, Stefan Negrão, equipes do Samu e profissionais do Graer definiram os detalhes da parceria. No estacionamento do Ginásio Joaquim Prestes, muita gente teve a oportunidade de ver e fotografar o helicóptero do grupamento.

A parceria vai beneficiar a população de Guarapuava e região, abrangendo municípios entre Pato Branco e Irati. “A equipe terá todas as condições de atender casos de emergência e fazer o transporte inter-hospitalar. Podemos, por exemplo, atender e transportar uma pessoa de Laranjeiras do Sul para Guarapuava, que esteja com infarto agudo do miocárdio ou politraumatismo, entre outras patologias em que haja risco eminente de vida”, esclarece Negrão. “Quando houver a necessidade de fazermos o transporte aeromédico, a equipe vai instalar respirador, desfibrilador e oxímetro para fazer a remoção do paciente com segurança. Forneceremos até medicamentos, caso seja preciso”, acrescenta.

A base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) está instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria, sendo a segunda do interior do Paraná. “Durante o transporte aeromédico, a aeronave será preparada para quatro pessoas: piloto, tripulante, médico e paciente”, especifica o major Arlisson Sanches.