Notícias

Samu de Guarapuava recebe nova ambulância para atendimento de suporte avançado

15/01/2020

Nesta quarta-feira (15), a frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Guarapuava foi reforçada com a entrega de uma nova ambulância. O equipamento adquirido através do Ministério da Saúde auxiliará o Samu na melhoria de atendimentos aos guarapuavanos. “Nosso objetivo é manter a equipe do Samu em plenas condições de atendimento as nossas demandas. Para a população isto é tranqüilidade e segurança por saber que a frota está sendo renovada e que estamos com um número de veículos completo para o Sistema, em plenas condições de uso. É importante que a população saiba que pode contar com o Samu, que faz um serviço muito eficiente. Além disso, esta conquista reforça que este é o único serviço de urgência e emergência disponível para a população, integralmente pago pelo o SUS”, enalteceu o prefeito, Cesar Silvestri Filho, durante a entrega do veículo.

 

Em Guarapuava, o Samu conta com três veículos, sendo dois deles de unidade básica e um de unidade avançada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Segundo o secretário de Saúde, Celso Goes, a aquisição da nova ambulância evidencia a valorização do serviço emergencial que atende o município. “Estamos muito felizes por conseguir mais esse equipamento, que é um instrumento de trabalho muito importante, fundamental para que vidas sejam salvas. É um veículo de última geração, um ótimo equipamento que oferecerá qualidade de transporte ao paciente”, declarou Celso.

 

Para a equipe do Samu, o veículo será utilizado como uma nova unidade de suporte avançado. “Este presente será usado para o atendimento avançado que envolve um médico, enfermeiro e o condutor. É uma ambulância completa para qualquer tipo de atendimento, transferência, atendimento primário ao paciente. Um veículo dinâmico e moderno que será configurado como UTI móvel. Em casos de ocorrências mais graves ou situação clínica que o paciente esteja mais instável, a ambulância avançada oferecerá todo suporte necessário”, informou o coordenador médico do Samu, Rodrigo Lagos.

 

O serviço emergencial atua há mais de 15 anos em Guarapuava, por meio do número 192. “Este novo veículo reforça a frota de mais duas unidades básicas de atendimento. Com apenas dois veículos rodando, tínhamos um tempo resposta maior aos pacientes. Agora, vamos poder agilizar esses serviços. A UTI móvel será totalmente equipada para realizar um atendimento pré-hospitalar dentro da ambulância”, comemorou a coordenadora de enfermagem, Jaqueline Wesan.

 

Na Urgência Trianon, o serviço de radiologia é digital (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Além desta conquista, o prefeito Cesar Filho aproveitou para conferir o funcionamento do novo equipamento de raio X da Secretaria de Saúde, já disponível na Urgência Trianon. “Mudamos nosso serviço de radiologia da urgência municipal, que antes era analógica e agora passa a ser digital. Temos um digitalizador de imagens que não demanda mais radiografia revelada. Para o paciente, a entrega do raio X com laudo demorava, em média, 5 dias. Hoje, esse serviço é feito em 2 dias, com o raio X disponível em qualquer unidade de saúde, em ótima qualidade, através do armazenamento em nuvem. Se o paciente não precisar de laudo, o raio X digital é disponibilizado logo após a conclusão do atendimento”, explicou a técnica em radiologia, Janaína Schardosin.

 

Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, os vereadores Márcio Luiz Carneiro, Pedro Moraes, Gilson Moreira da Silva, Samuel da Silva Pinto, Maria José Ribeiro Ribas, o secretário de Trânsito, José Airson Horst, de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, secretário Executivo, Fernando Damiani e o presidente da Fundação Proteger, Antônio Carlos Mino.