
SAE realiza primeira reunião com trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência Social, como parte do projeto de reestruturação do PROADI-SUS em Guarapuava
31/08/2023
O encontro reuniu aproximadamente 40 trabalhadores do SUAS e do SUS.
O SAE/CTA de Guarapuava (Serviço de Atendimento Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento), está dentro do projeto do Ministério da Saúde, PROADI-SUS, tendo consultoria de reestruturação dos seus serviços executados pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Um dos objetivos do projeto é melhorar o atendimento em saúde e capacitar os profissionais que atendem diretamente à população.
Em uma reunião com o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde, um acordo de cooperação técnica feito entre a Secretaria de Vigilância e Saúde, do Ministério da Saúde, e a Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, foi passado ao SAE de Guarapuava. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, aceitou entrar em parceria com o SAE/CTA para a execução desse acordo de parceria técnica no município.
O primeiro encontro do projeto ocorreu nesta quarta-feira (30) e foi organizado por Priscila Fortini, psicóloga do SAE, Larissa Bento Azevedo, enfermeira do SAE e coordenadora do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), Sílvia Jurchaks, assistente social do SAE, Cris Ellen Zapier, coordenadora da Proteção Social Especial, e Cibeli Tozzi Pereira, coordenadora da Proteção Social Básica. “Toda ação integrativa entre as políticas públicas é essencial para o pleno atendimento à população. Iniciamos hoje esta discussão com o SAE com pontos específicos e vamos alinhando entre as equipes nos próximos dias visando um fluxo de atendimento em rede para dinamizar os encaminhamentos”, comentou Cris Ellen.
Todos os trabalhadores ou representantes das unidades do SUAS foram reunidos com o objetivo de construir pontes entre os serviços de saúde e assistência social. Para Cibeli, a reunião entre SUAS E SUS, voltada para os atendimentos da política de assistência social e SAE é de extrema importância para articulação entre equipes visando um atendimento cada vez mais humanizado.
A equipe do SAE apresentou as maneiras de infecção, prevenção e tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase, HIV e hepatites virais. “Esse primeiro momento foi de sensibilização. Nós fornecemos informações para conhecimento dos trabalhadores da assistência. Agora o segundo momento é de construir os primeiros fluxos, trazendo agilidade no atendimento e, depois, o terceiro momento é para repassar esses fluxos aos trabalhadores para construir um plano de monitoramento”, explicou Priscila.