SAE realiza capacitação para testagem rápida em Guarapuava

30/03/2023

Profissionais da saúde de hospitais locais são capacitados para a realização de testes de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promoveu nesta quarta-feira (29) uma capacitação com profissionais da saúde do município para realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação aconteceu na 5ª Regional de Saúde e contou com a participação de enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos de diversos hospitais da cidade.

Segundo a coordenadora e enfermeira do SAE, Ângela Maria de Camargo, o objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais para a realização da testagem rápida em sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C.

“É fundamental deixar esses profissionais preparados para atender a população, principalmente nas maternidades. As gestantes chegam e é obrigatória a testagem já antes do momento do parto. E, também, eles podem fazer essa testagem em todos os pacientes que forem necessários dentro do ambiente hospitalar”, explica Ângela.

Ainda segundo a coordenadora, a testagem é extremamente importante para garantir a saúde das gestantes e de seus filhos, principalmente para aquelas que não fizeram o pré-natal e desconhecem sua sorologia. Além disso, a testagem também é importante para o diagnóstico precoce e tratamento eficiente de pacientes hospitalizados que apresentam algum sintoma clínico.

A capacitação teve como foco os testes obrigatórios para gestantes, mas os profissionais estarão aptos a testar todas as pessoas que forem necessárias para HIV, sífilis e hepatite B.

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Saúde e da 5ª Regional de Saúde, e foi executada pelo SAE CTA como capacitador dos testes. A turma desta quarta-feira (29) passou pela última etapa do treinamento, agora os profissionais passarão por uma prova prática para avaliar a aptidão na realização dos testes.