Notícias

SAE Guarapuava promove campanha para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

04/11/2022

No dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e no município de Guarapuava várias ações serão realizadas para prevenir e informar sobre a doença. 

 

No próximo dia 1° de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esta data foi escolhida como forma de despertar a importância da prevenção e levar informações sobre a doença. Desta forma, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), está promovendo uma campanha para conscientizar sobre a infecção. 

 

Conforme a equipe do SAE, em Guarapuava a campanha abordará o público de 15 a 29 anos. “Essa escolha foi feita considerando os dados epidemiológicos do município e o elevado índice de jovens que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais. Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre prevenção combinada”, esclarece a equipe do SAE, em nota.

 

A prevenção combinada, de acordo com o Serviço de Atendimento Especializado, relaciona ações de prevenção ao HIV, apresentando a importância de se precaver das demais IST e hepatites virais. Esse tipo de prevenção traz ações combinadas levando em consideração as características individuais de cada pessoa. 

 

“Ou seja, a ideia é oferecer um cardápio de opções para que a pessoa decida qual é o melhor ou possível método de prevenção para aquele momento da vida. Afinal, como a vida muda, as formas de prevenção devem acompanhar a pessoa em todos esses momentos”, reitera o SAE em nota.

 

AÇÕES EM GUARAPUAVA

 

Neste ano, o SAE amplia o acesso à testagem para a população de Guarapuava. As ações da campanha serão realizadas ao longo do mês de novembro, com o objetivo de abranger e informar o maior número de pessoas.

 

Desta forma, serão ofertadas testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, serão fornecidos preservativos e orientações à população geral. Vale ressaltar que os testes são realizados individualmente e o sigilo do diagnóstico é preservado. Para fazer o teste basta levar um documento com foto até o SAE. 

 

Vale lembrar que não é necessário estar em jejum e o resultado fica pronto em 30 minutos. Além disso, bares, boates e motéis cadastrados receberão material informativo e preventivo. Confira as ações promovidas para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS:

 

Testagem rápida em horário ampliado

 

Dias: 07, 08, 09, 10, 11 de novembro

Horário: 8h às 11h e das 13h às 19h (Na sexta dia 11 os exames serão coletados até as 17h).

 

Local: SAE 

 

Orientação sobre Prevenção Combinada para estudantes

 

Dia: 10/11

Horário: 19h às 22h 

Local: UniGuairacá Centro Universitário

 

Ação com dentistas do CEO

 

Dia: 12/11

Horário: 8h às 16h

Local: CEO (Centro de Especialidades Odontológicas)

 

DIA D: Testagem rápida 

 

Dia: 23/11    

Horário: 8h às 16h

Local: todas as Unidades de Saúde

 

Testagem rápida para estudantes da Unicentro

 

Dia: 30/11

Horário: 13h às 21h 

Local: Clínica de Enfermagem – Cedeteg

 

Serviço

 

O SAE realiza testagem rápida o ano todo, de segunda à quinta das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

Endereço:  Rua Presidente Getúlio Vargas, n° 1981 – Centro.